LegislaçãoNoticias

Projeto de lei torna crime a apropriação indébita de veículos locados

apropriação indébita de veículos locados

Projeto de lei torna crime a apropriação indébita de veículos locados

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4017/2019, que tipifica o crime de apropriação indébita de veículos locados. A proposta, apresentada pelo deputado Otoni de Paula (PSC/RJ) em 10/07/2019, sugere acrescentar o parágrafo único ao §1º do art. 168 do Código Penal. Caso seja aprovado o projeto, o referido dispositivo passará a vigorar com a seguinte redação:

Art. 168. (…)

§ 1º (…)

Parágrafo Único – apropriar-se de veículo automotivo locado, bem como utilizá-lo para efeito de comercialização, troca, transferência de titularidade, desmanche ou outros fins não autorizados legalmente.

Pena – reclusão, de cinco a dez anos, e multa.

Apropriação indébita de veículos locados

Confira a seguir a justificação do projeto:

Investigação recente resultou no desvendamento de uma ampla e complexa rede de fraude contra locadoras de veículos automotores. Organizados em vários estados, os bandidos locam os veículos e não mais os devolvem às locadoras. Depois os usam livremente ou os vendem, trocam, desmontam para o mercado negro de peças, usam para tráfico de drogas, dentre outras práticas ilícitas.

A forma ostensiva e irresponsável como os meliantes divulgam suas práticas ilícitas nas redes sociais demonstra a certeza de impunidade. Sabem que a legislação não os alcança de forma contundente. A falta de previsão legal de punição exemplar inspirou a propagação da prática por diversos estados da federação, dificultando a investigação da polícia.

O prejuízo do setor é grande, mas não se restringe apenas às empresas. Pessoas honestam compram de boa fé os veículos e amargam o prejuízo quando o ilícito é desvendado.

Portanto, temos a responsabilidade de combater esse golpe provendo, na condição de legisladores, o instrumento coercitivo apropriado aos órgãos competentes.

Situação

A proposta foi aprensada ao PL 2735/2019, por tratar de matéria similar.

Inteiro teor

Clique AQUI para ler a íntegra do projeto.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Noticias

Magistrado permite a casal cultivar maconha para tratar saúde do filho

Noticias

Gilmar Mendes substitui prisão do doleiro Nissim Chreim por fiança de R$ 5 milhões

Noticias

STJ: perícia é imprescindível se existem vestígios de crime ambiental

Noticias

STF nega recurso que pedia revisão da pena de Elize Matsunaga

Receba novidades em seu e-mail