Crime na Barra afeta imagem do turismo no Rio? Veja o que dizem especialistas

Violência no Rio e Impacto no Turismo: Uma Ponderação Necessária

Se tem um assunto que inevitavelmente aparece nas discussões sobre o Rio de Janeiro, esse assunto é a violência. E mais recentemente, episódios infelizes como os assassinatos brutais de três ortopedistas que estavam na cidade para um congresso chamaram atenção para as implicações desse cenário no turismo carioca. A questão crucial é a imagem da cidade e do país vinculada à violência, fator que tem contribuído para a queda na percepção de segurança por parte dos turistas.

rio
Médicos são assassinados em quiosque na Barra da Tijuca. Imagem: Exame

Leia mais:

TSE inicia nesta semana julgamentos de Lula e Bolsonaro

Cantor sertanejo é o principal suspeito da morte de dentista em SP

Quais são as soluções?

Apesar do cenário desafiador, especialistas em turismo afirmam que há saídas para diminuir o prejuízo. O economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sinaliza que a rápida solução dos crimes é uma delas. Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, concorda e acrescenta que é fundamental a demonstração de uma investigação eficiente, dando respostas à sociedade.

Impactos na Temporada de Congressos

O Rio de Janeiro, notório por ser sede de importantes congressos, sente os impactos desses incidentes violentos. O fim de ano promete pelo menos dez encontros, muitos deles na área médica. Porém, Alfredo Lopes alerta que a confirmação de presença desses participantes pode estar condicionada a uma melhora na percepção da segurança. Como um dos reflexos desse cenário, a expectativa de ocupação da rede hoteleira para o final de 2023, originalmente entre 72% e 75%, já é questionada.

O Rio é um destino seguro?

Vitor de Pieri, professor do Departamento de Turismo da Uerj, pondera que, apesar da violência ter impacto na imagem do país, esse não é o principal fator que atrapalha a atração de turistas internacionais. A grande distância entre o Brasil e os principais países emissores de turistas, como EUA, China e União Europeia, também é um fator relevante. Vitor ainda destaca como medidas bem-sucedidas de promoção do Brasil como destino turístico as recentes ações da Embratur.

Quais as ações para promover o turismo seguro?

O Ministério do Turismo lançou em 2022 o programa Turismo Seguro, composto por 59 ações focadas em firmar a imagem do Brasil como um destino seguro. Iniciativas como diagnóstico de segurança turística, criação de indicadores precisos sobre o tema e mapeamento de delegacias especializadas estão entre as medidas implementadas. Já a Embratur tem focado na promoção internacional do Brasil e do Rio, levando em conta pesquisas e percepções dos turistas. Quanto à percepção de segurança do país, os resultados têm sido promissores. De acordo com a pesquisa da Mabrian Technologies, entre maio e julho de 2023, o Brasil atingiu 96,7 pontos no Índice de Percepção de Segurança (PSI), classificado como “excelente”.

Fonte: O Globo