NoticiasDireito Penal

É crime! Câmara aprova e animais vivos nunca mais poderão ser distribuídos em eventos

O projeto inclui novos elementos na Lei de Crimes Ambientais

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que torna crime dar animais vivos como prêmios, em promoções, rifas, sorteios ou eventos similares, assim como usar esses animais em circos, seja em apresentações presenciais ou online. Este projeto ainda precisa ser avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser encaminhado ao Plenário. O projeto inclui novos elementos na Lei de Crimes Ambientais, estabelecendo uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

canalcienciascriminais.com.br e crime camara aprova e animais vivos nunca mais poderao ser distribuidos em eventos crime
Fonte: Exame

Leia mais:

Elisa Lam: o misterioso caso do desaparecimento e morte da jovem no macabro hotel Cecil

Fique por dentro de TUDO que Bolsonaro está sendo acusado perante a justiça

O uso de animais em atividades circenses também será considerado crime, de acordo com o Projeto de Lei 4103/20

Essa mesma sanção já é aplicada em crimes de maus tratos, abuso ou danos em animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam nativos ou exóticos. O substitutivo apresentado pelo relator, Delegado Matheus Laiola (União-PR), ao Projeto de Lei 9911/18, de autoria do ex-deputado Ricardo Izar (SP) e outros, também incorporou o texto do Projeto de Lei 4103/20, que visa proibir o uso de animais em atividades circenses, unindo essas duas iniciativas em uma única proposta com uma nova redação. O delegado Matheus Laiola, autor do parecer aprovado, enfatizou que em 2023 não podemos mais tolerar que os animais sofram situações degradantes em nome do entretenimento humano.

canalcienciascriminais.com.br e crime camara aprova e animais vivos nunca mais poderao ser distribuidos em eventos crime 2
Fonte: Eu, Você e os Pets

Ele destacou a importância de adotar uma ética verdadeira de respeito à vida, que inclui a vida dos animais.

“A distribuição de animais a título de brinde, promoção ou sorteio perpetua o equivocado conceito de que seres vivos, sabidamente dotados de complexos atributos cognitivos e psíquicos, possam ser reduzidos a meras coisas ou objetos de natureza descartável”, disse Laiola.

Fonte: EXAME

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo