ALARMANTE: Relatório do Governo REVELA que quase 5 mil crianças e adolescentes foram vítimas de crimes em 2022
Análise: Aumento de crimes contra crianças e adolescentes em Rondônia
Um levantamento recente realizado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em Rondônia, evidencia um preocupante aumento de crimes contra crianças e adolescentes no estado. Dentre os mais frequentes estão lesão corporal, estupro de vulnerável e ameaças. Esses dados mostram como ainda é necessário aumentar a atenção e o cuidado com essa faixa etária.
LEIA MAIS:
4 casos criminais que foram solucionados após várias décadas
Crime hediondo: entenda sua definição, características e a abordagem do CNMP
Quais são as faixas etárias mais atingidas?
O estudo mostra que os crimes ocorrem em todas as faixas etárias, de 0 a 17 anos, mas as vítimas que possuem entre 12 a 14 anos são as mais afetadas. Isso revela uma situação alarmante no que diz respeito à segurança e proteção dos nossos jovens.
Outro número expressivo é o de crianças e adolescentes que foram abandonadas em 2022, sendo que a maioria não tinha sequer completado quatro anos de idade. Além destes, outros crimes registrados incluem maus tratos, importunação sexual, bullying, perseguição, prostituição e exploração sexual de vulneráveis.
Qual é o papel da sociedade e das autoridades?
Para combater e prevenir essas situações, é fundamental que as autoridades e a sociedade trabalhem em conjunto, denunciando e combatendo os crimes sempre que ocorrerem.
Quem deseja denunciar casos de crimes contra crianças e adolescentes pode procurar o Conselho Tutelar, a Polícia Civil pelo número 197 ou ligar para o 190 em caso de flagrante. Além disso, também é possível procurar ajuda diretamente nas delegacias especializadas em proteção à criança e ao adolescente.
Segundo a Sesdec, as denúncias geralmente são feitas por ligação de algum familiar, vizinho ou amigo da família. Após a denúncia, o caso é investigado para ouvir os depoimentos dos envolvidos e colher demais provas. Se o crime for constatado, a denúncia é encaminhada ao Ministério Público do Estado (MP-RO). Durante as investigações, se destacado o crime, a polícia pode solicitar a prisão preventiva do suspeito.
Conclusão: Juntos na luta por um futuro mais seguro
Os dados apresentados pela Sesdec em Rondônia nos mostram como é importante que todos estejamos atentos e trabalhemos juntos para criar um ambiente seguro e acolhedor às nossas crianças e adolescentes.
O fortalecimento de ações de prevenção, a denúncia de qualquer suspeita de crimes e o investimento em políticas públicas voltadas à proteção dos mais jovens são alguns dos caminhos para reduzir os números crescentes de crimes contra crianças e adolescentes no estado e em todo o Brasil. Unidos podemos construir um futuro mais seguro para todos.