Crimes motivados por homofobia sobem no país em 2022, mas ainda há subnotificação
Dados obtidos pelo Jornal Hoje, da TV Globo, mostraram que os crimes de homofobia, ou seja, aqueles motivados por discriminação da identidade de gênero ou orientação sexual vem aumentando desde que o Supremo Tribunal Federal equiparou a prática ao crime de racismo, em 2019.
Segundo os dados, até 2020, foram registrados 161 casos no Brasil. Em 2021, o número passou para 135 e, em 2022, chegou a 600 casos. O crime de homofobia foi equiparado ao racismo em 2019.
Crime de homofobia e subnotificações
Apesar de ter se registrado o aumento dos casos de homofobia, tem-se também um grande número de casos em um cenário de subnotificação, ou seja, apesar da ocorrência do crime, as vítimas não registram o caso perante as autoridades.
Ainda de acordo com os dados divulgados, as vítimas relatam dificuldades em registrar boletim de ocorrência nas delegacias, em especial, pela recusa em reconhecer o nome social do indivíduo.
A decisão do Supremo Tribunal Federal que equiparou a homofobia ao racismo completou 3 anos, e prevê uma pena de um a três anos de prisão e multa. Além disso, a punição pode chegar a cinco anos, dependendo da conduta do agressor.
Fonte: Correio Braziliense