NoticiasAdvocacia CriminalArtigosExecução PenalInvestigação CriminalPolítica CriminalPrática CriminalPrerrogativas CriminaisProcesso PenalSegurança PúblicaSociologia CriminalVitimologia

Em vídeo, criminosos furtam celulares de vítimas no Rio

Em uma das avenidas mais famosas e movimentadas do Centro do Município do Rio de Janeiro, a Avenida Presidente Vargas, criminosos furtam celulares de pedestres e passageiros de ônibus sem qualquer receio. 

Os furtos são praticados à luz do dia e os meliantes atacam perto de sinais e pontos de ônibus. Os furtos também acontecem contra passageiros dentro dos ônibus: os ladrões aproveitam enquanto o trânsito está parado e quando os veículos começam a se movimentar eles pulam nas janelas e puxam os celulares.

Sem qualquer constrangimento, os criminosos colocam o aparelho no bolso e atravessam as pistas.

1XK74hrEigesBOdBjdhTa0gxhKwxB1cSXj04n1CAGHWozs8fL RfP UqO3ppragl4h8NozrHYj4Bwgfq EglhWHPSEjIb WFIJwEClfPw4bqUunnnYGthOr896gM 3tmQTdLdYjpg9Ge7o4dVQAAYWbNPLcy

Como criminosos que furtam celulares, agem Centro do RJ

Após o furto, alguns criminosos passam o objeto do crime para um comparsa e voltam aos pontos para realizarem novos furtos. Um passageiro contou o que viveu:

Você está lá mexendo no celular, de repente, sente aquela mão e já era. Aí quer dizer, lá (no celular) tem seus dados pessoais, tudo. Aí, fica complicado.

Os criminosos aproveitam as distrações das vítimas dentro dos ônibus ou dos carros e as respectivas janelas abertas.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que nem sempre os celulares foram os preferidos dos criminosos, mas no ano passado, de janeiro a agosto, foram registrados 638 furtos de celular no Centro. Já esse ano, no mesmo período, foram 2.274.

Trata-se de um aumento de mais de 200%.

A Polícia Militar informou que só no mês passado, policiais militares fizeram 63 prisões e 15 apreensões de menores de idade no Centro.

Já o Segurança Presente disse que de janeiro a setembro, os agentes prenderam 79 pessoas na Avenida Presidente Vargas. O programa também informou que reforçou o policiamento na região.

Fonte: G1

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo