Noticias

Criminosos usam fotos de advogados para aplicar golpes pelo WhatsApp

Autoridades da região de Sorocaba, São Paulo, alertaram a população sobre uma modalidade de golpe que vem crescendo na região: os criminosos usam fotos e nomes de advogados para mandar mensagens via WhatsApp comunicando sobre processos e pedindo pagamentos de taxas falsas.

A mensagem enviada pelos golpistas é padrão, como se fosse o contato formal de um advogado com um cliente. O texto diz que a pessoa tem uma restituição de direito adquirido, e para mostrar credibilidade, informam o nome e o CPF das vítimas. Os criminosos conseguem os dados por meio da consulta pública dos tribunais.

Advogados vítimas do golpe

Um dos advogados que foi vítima do golpe foi Ronaldo Borges, que relatou que vários de seus clientes receberam a mensagem falsa:

“O cliente nos avisou e fomos verificar que outros clientes também estavam sendo comunicados de que deveriam passar dados. Disparamos um alerta para todos os clientes pelos nossos meios sociais, e assim estamos conseguindo evitar que eles realmente entrem em contato com os clientes.”

Vários outros advogados da região também relataram terem sido vítimas do mesmo golpe, sendo que alguns clientes chegaram a depositar os valores pedidos pelos criminosos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu um alerta sobre a prática, e orientou os clientes de advogados que se certifiquem se a mensagem realmente foi passada pelo profissional contratado.

O presidente da OAB de Sorocaba, Márcio Leme, alertou:

“Toda vez que receberem o contato, especialmente via WhatsApp, que façam a dupla checagem, que liguem em retorno ao escritório de advocacia ou ao advogado diretamente para se certificar.”

O presidente da OAB também se manifestou alertando para as pessoas desconfiem quando houver alguma promessa vantajosa ou a exigência de um depósito imediato.

“Dificilmente uma situação é de urgência, de emergência, se necessita fazer o pagamento de imediato. Portanto, toda vez que você receber um contato de alguém indicando que há uma situação de emergência, que precisa ser feito um pagamento de imediato, desconfie. Isso provavelmente é um indicativo de golpe.”

Por fim, ele completou alertando a necessidade de que as pessoas aprendam a lidar com o mundo virtual e não acreditem em toda mensagem que receberem.

“As pessoas precisam aprender a lidar com as redes sociais, esse mundo virtual, e não acreditar em todas as mensagens que elas recebem, especialmente aquelas que indicam a mudança de número de telefone, porque a utilização de foto hoje é muito comum, porque as fotos estão nas redes sociais, são informações públicas“, completa.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo