Noticias

Advogado Cristiano Zanin é indicado para compor o Supremo Tribunal Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o nome do advogado Cristiano Zanin para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal. A indicação é para ocupar a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que aposentou neste ano de 2023. A indicação foi anunciada por Lula na última quinta-feira (1º) e deve passar pela sabatina no Senado Federal

Leia mais:

O que pode mudar caso o STF decida descriminalizar o porte de drogas?

Caso Madeleine McCann: polícia encontrou “pista relevante” em reservatório em Portugal

Cristiano Zanin foi o responsável pela defesa de Lula nas ações criminais que respondeu em decorrência da operação lava jato, e sua atuação resultou na anulação dos processos contra o presidente perante o Supremo Tribunal Federal. Zanin atua na defesa do presidente desde 2013, e segundo levantamento feito pelo blog da colunista Malu Gaspar, 88 dos 135 processos de Cristiano Zanin no tribunal são dedicados à defesa de Lula e de sua família principalmente na Lava-Jato – 65,1% dos casos, todos iniciados a partir de 2015. Desses, 81 são relacionados só a Lula. Em outros 7, os clientes são os filhos, Fábio Luís e Luís Cláudio, e a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu em 2017.

O advogado também é sócio fundador do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare, que se caracteriza pelo uso indevido e o abuso da lei para fins políticos e militares. O objetivo de Cristiano Zanin é produzir conteúdo científico sobre o tema e analisar de casos emblemáticos envolvendo o fenômeno.

Cristiano Zanin
Cristiano Zanin é indicado para compor o STF

Confira a indicação de Cristiano Zanin a vaga de ministro do STF

Fonte: Migalhas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo