Cuca: saiba tudo sobre o caso do estupro envolvendo o Grêmio em 1987
Repercussão do caso Cuca no Corinthians e as consequências da última demissão
Nos últimos dias, o futebol brasileiro foi sacudido pelo retorno do caso de estupro envolvendo o técnico Cuca e outros atletas do Grêmio no ano de 1987. O assunto voltou a ser discutido devido à contratação do treinador pelo Corinthians e culminou em sua saída do clube após a pressão sofrida. Neste artigo, vamos abordar a repercussão do caso, as justificativas de Cuca e as manifestações de jogadores e torcedores.
Leia mais:
Goleiro Bruno quebra silêncio na estreia do filho de Eliza Samudio no Athletico-PR
Entenda o caso de estupro envolvendo Cuca e Grêmio
Cuca e outros três jogadores do Grêmio foram acusados e condenados por envolvimento no abuso de uma adolescente na Suíça, em 1987. Na ocasião, o treinador chegou a ficar preso por um mês e foi condenado a 15 meses de prisão, além do pagamento de multa. O Brasil, no entanto, não extradita seus cidadãos, e a pena acabou não sendo cumprida pelos envolvidos.
Apesar das alegações de Cuca de que o caso foi resolvido e ele não foi considerado culpado, o treinador enfrentou pressão desde a sua chegada ao Corinthians para esclarecer novamente o ocorrido.
Como a contratação de Cuca afetou o Corinthians?
A pressão sobre o treinador foi tão intensa que, após apenas dois jogos no comando do clube paulista, ele anunciou na madrugada de quinta-feira (27/4) que deixaria o cargo. O meia Roger Guedes saiu em defesa do treinador, dizendo que o ataque sofrido por Cuca foi “desumano” e ressaltando sua crença na inocência do técnico.
Além disso, horas antes da apresentação de Cuca, torcedores do clube expressaram seu descontentamento com a escolha do treinador por meio de pichações, e as jogadoras do time feminino do Corinthians se manifestaram contra a contratação.
Quais as consequências dessa demissão?
A saída de Cuca do Corinthians após apenas dois jogos no comando da equipe evidencia a preocupação dos clubes com a repercussão de casos envolvendo seus profissionais. Além disso, o ocorrido demonstra o poder das redes sociais e dos torcedores na decisão das diretorias, que podem ser pressionadas a rever suas contratações.
Outra consequência é a mancha no currículo de Cuca, já que a saída do clube após uma breve passagem e em meio a tantos questionamentos sobre o passado traz um impacto negativo em sua carreira.