Foragido brasileiro nos EUA ficará na prisão com Serial Killers
A nova vida de Danilo Cavalcante na prisão de segurança máxima Phoenix
A vida de liberdade de Danilo Cavalcante, 34 anos, nos EUA, chegou ao fim nesta quarta-feira, após duas semanas como foragido da justiça. Seu novo lar: a Instituição Correcional Estadual Phoenix, uma severa prisão de segurança máxima. Localizada no condado de Montgomery, na Pensilvânia, o presídio já abrigou criminosos famosos e condenados a sentenças igualmente severas como aquela a que o brasileiro foi sentenciado: prisão perpétua.
O local da nova vida de Cavalcante nos EUA é uma prisão que tem lugar na história da justiça americana por abrigar alguns dos nomes mais famosos, como o comediante Bill Cosby e o rapper Coo C. Mesmo sendo um espaço que tem como propósito punir e reeducar, a convivência diária não será fácil na prisão de Phoenix, dada a gravidade dos crimes dos demais detentos.
Leia Mais:
Brasileiro que fugiu de presídio nos EUA pode ter a pena agravada como punição? Entenda
OAB exige investigação no caso do promotor que comparou advogada a cadela
Quem são os colegas de cárcere de Danilo Cavalcante nos EUA?
Bill Cosby, aos 86 anos, é um dos ex-detentos mais famosos do presídio. Acusado e condenado por abuso sexual, Cosby passou três dos últimos anos na Instituição Phoenix, entre 2018 e 2021, antes de ter sua condenação anulada segundo informações do The New York Times.
Outro notável detento do presídio nos EUA é o rapper Cool C, também conhecido como Christopher Douglass Roney. Roney está preso desde 1996 pelo assassinato de Lauretha Vaird durante um assalto a banco. Após ser inicialmente condenado à morte, sua sentença agora está suspensa.
A Instituição Correcional Phoenix tem uma capacidade para acomodar até 3.830 detentos em uma área de aproximadamente 2,4 km quadrados, dividida em alas leste e oeste, segundo informações do Departamento de Correções da Pensilvânia. A operação deste presídio comporta aproximadamente 1.200 funcionários.
Como Cavalcante é preso recém-chegado, estará inicialmente na ala leste, destinada, em grande parte, para aqueles que violaram liberdade condicional ou que são recém-chegados. A sua nova casa, uma cela de 7,5 m², será compartilhada com outro preso.
Como é a vida dentro da prisão de segurança máxima Phoenix?
Além das restrições esperadas dentro de um presídio de segurança máxima, os detentos têm pouco espaço para personalizar suas celas. A maioria dos bens que possuem devem ser comprados na própria prisão. E apesar deste cenário, a instituição oferece alguns serviços, como barbeiro, academia de ginástica, bibliotecas e até capelas para diferentes religiões.
Élan de atividades ocupacionais também é oferecido aos detentos, como aulas de educação básica para adultos, cursos de barbeiro, carpintaria, computação, profissões em restaurantes e operações de armazém.
A Instituição Correcional Estadual Phoenix entrou em operação recentemente, em julho de 2018, substituindo a antiga prisão de segurança máxima SCI Graterford, que operava desde 1929. É neste contexto que o brasileiro Danilo Cavalcante terá sua nova vida nos próximos anos.
Fonte: OGlobo