NoticiasDireito Penal

Defesa de Roberto Jefferson quer que ele seja julgado por lesão corporal, não tentativa de homicídio de agentes da PF

A defesa de Roberto Jefferson pediu na segunda-feira (27) à Justiça Federal que o ex-deputado (PTB-RJ) seja julgado por lesão corporal leve em vez de tentativa de homicídio contra 4 policiais federais. 

Ele é acusado de atirar 60 vezes contra os agentes ao resistir à prisão por ter xingado a ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), em 23 de outubro de 2022. 

Advogados de defesa de Roberto Jefferson alegam que ex-deputado não tinha intenção de matar policiais federais

Os advogados de Jefferson alegaram na peça de 126 páginas que o ex-deputado não tinha a intenção de matar os policiais federais ao fazer os disparos e atirar granadas contra eles. À época, 2 agentes ficaram feridos.

Além do pedido pela mudança da tipificação criminal, a defesa fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

O ministro foi o responsável por determinar a ordem de prisão pelas ofensas proferidas à ministra Cármen Lúcia.  

“É absolutamente inacreditável o que está ocorrendo em face do sr. Roberto Jefferson mediante a atuação completamente ilegal do ministro Alexandre de Moraes.”

A peça foi encaminhada à juíza Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios (RJ).

A juíza Abby Magalhães manteve a prisão preventiva de Roberto Jefferson em 5 de janeiro deste ano. Assim, ele não poderá ter a detenção convertida em medidas cautelares.

Fonte: Conjur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo