De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública, o número de roubos na região central de São Paulo e na cidade de Praia Grande aumentou consideravelmente durante os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022. O levantamento não incluiu roubo a banco e o roubo de carga.
A delegacia que registrou o maior aumento foi o 3º Distrito Policial (DP), no bairro de Campos Elíseos, no centro de São Paulo, registrando um aumento de 365 boletins de ocorrência envolvendo o crime de roubo. Em janeiro de 2021 foram registradas 338 ocorrências; já em 2022, totalizou-se 703.
A delegacia que ocupa o segundo lugar no ranking é a 2º DP de Praia Grande, registrando um aumento de 144 boletins de ocorrência.
Ao se analisar as imagens das câmeras de seguranças das regiões, a polícia constatou que os assaltantes geralmente escolhem as vítimas que estão andando na rua a pé. E no litoral, eles agem em regiões próximas a casas de veraneio, onde há presença de turistas.
Para o pesquisador Leonardo Carvalho, do Instituto Sou da Paz, o aumento desses registros se deu com a flexibilização das medidas de saúde durante a pandemia de COVID-19, o que fez com que mais pessoas passassem a circular nas cidades.
Leia também
Homem que recebia dinheiro falso pelos Correios é preso
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.