Denúncias de violações contra idosos crescem quase 100% no primeiro trimestre de 2023
De acordo com informações fornecidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, um órgão do governo federal responsável por acompanhar a violação de direitos humanos, no primeiro trimestre de 2023 houve um aumento de 97% no registro de violações contra idosos em todo o país, em comparação com o mesmo período em 2022.
Leia mais:
HBO Max esconde uma Obra-Prima do Suspense Policial do Século XXI que vai te prender por 157 minutos
No total, foram registradas 202,3 mil violações contra idosos nos primeiros três meses de 2023.
Vale ressaltar que o número de denúncias não necessariamente representa o número de pessoas afetadas, já que uma denúncia pode englobar várias violações.
O aumento no registro de violações contra idosos pode ser atribuído ao trabalho de divulgação do Disque 100
Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, o aumento no registro de violações de direitos humanos contra pessoas idosas pode ser atribuído ao trabalho de divulgação do Disque 100.
O Disque 100 é um serviço que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e pode ser acessado de todo o país por meio de discagem gratuita.
As denúncias também podem ser feitas por meio do WhatsApp, que é encaminhado para o sistema Fala.BR, uma plataforma de comunicação entre a sociedade e o governo por meio das ouvidorias.
Fonte: ConJur