Deputado republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros, é preso nos EUA
O deputado republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros, se apresentou às autoridades de Nova York na quarta-feira (10), após ser acusado de vários crimes pelo Departamento de Justiça americano. As acusações incluem sete crimes de fraude eletrônica, três de lavagem de dinheiro, um de roubo de verba pública e dois de fazer declarações falsas à Câmara dos Representantes.
Leia mais:
O impacto do true crime na sociedade: a fascinação pelo macabro e sua influência na cultura pop
HBO Max esconde uma Obra-Prima do Suspense Policial do Século XXI que vai te prender por 157 minutos
Embora tenha admitido ter exagerado em seu currículo, Santos negou as acusações formais durante sua audiência no Tribunal Federal Alfonse D’Amato. Ele foi liberado mediante o pagamento de uma fiança de $500.000 e está proibido de deixar Nova York e Washington DC, onde poderá viajar com permissão e após entregar seu passaporte.
De acordo com os promotores, o deputado participou de um esquema elaborado de fraude. Sua próxima audiência no tribunal está agendada para 30 de junho.
O deputado George Santos é acusado de ter cometido fraudes contra os doadores que financiaram sua campanha
De acordo com as autoridades, o deputado republicano George Santos é acusado de ter cometido fraudes contra os doadores que financiaram sua campanha para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
As investigações apontam que ele teria usado o dinheiro para despesas pessoais, como roupas de luxo e pagamentos de cartão de crédito. Além disso, Santos enfrenta duas acusações por ter mentido à Câmara dos Deputados sobre a quantia que ganhou em sua empresa, a Devolder Organization, e sobre o valor em sua conta-corrente, que os promotores afirmam ter sido falsificado.
O deputado também teria solicitado e recebido auxílio-desemprego em 2020, apesar de estar empregado em uma empresa de investimentos.
Segundo as investigações, ele mentiu a correligionários sobre a arrecadação de dinheiro para anúncios de TV e teria usado os fundos para pagar empréstimos de carro, dívidas pessoais e comprar roupas de grife.
O congressista republicano de Nova York está enfrentando 13 acusações, incluindo fraude eletrônica, transações monetárias ilegais, roubo de dinheiro público, fraude no auxílio-desemprego e declarações falsas ao Congresso.
Santos, que se apresentava como um exemplo do sonho americano, foi eleito para a Câmara dos Representantes em novembro de 2022, mas logo descobriu-se que grande parte de seu currículo era falso.
Além de mentir sobre diplomas e experiência de trabalho, ele violou leis de financiamento de campanha e conflito de interesses, afirmou falsamente que seus avós sobreviveram ao Holocausto e criou uma instituição de caridade falsa para desviar dinheiro destinado a um cachorro doente de um veterano de guerra.
Fonte: BBC