NoticiasDireito Penal

Deputados democratas dos EUA pedem punição de Bolsonaro por crise dos Yanomami

Deputados da base do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiram uma declaração pública nesta segunda-feira (27), pedindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja punido judicialmente pela crise humanitária e sanitária na reserva indígena Yanomami, no estado de Roraima.

Conforme a BBC News Brasil, entre os parlamentares responsáveis pelo comunicado, estão Susan Wild, Raúl Grijalva e Chuy Garcia. 

Deputados acusam Bolsonaro de ser responsável pelas condições de desnutrição e a epidemia de malária e verminoses entre os Yanomami 

Eles afirmam que as condições de desnutrição e a epidemia de malária e verminoses entre os Yanomami são de responsabilidade direta do antigo governo.

Os deputados do partido Democrata dizem, ainda, que a gestão do ex-mandatário não atuou para coibir a ocupação ilegal do território por garimpeiros.

“Ao retirar fundos e desmantelar as principais agências ambientais e de direitos humanos, apoiar projetos de lei para abrir terras indígenas à mineração e atacar constantemente os povos indígenas durante sua presidência, Bolsonaro permitiu que garimpeiros ilegais invadissem o território Yanomami e conduzissem suas atividades com impunidade.”

Os congressistas acrescentam ao texto que:

“Os crimes cometidos pelo governo Bolsonaro devem agora ser enfrentados com justiça e responsabilização.”

O ex-presidente está há quase dois meses nos EUA. Nos próximos dias, Bolsonaro deve visitar capital americana Washington, onde vai participar de uma conferência conservadora na qual também estará o ex-presidente americano Donald Trump.

Fonte: BBC

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo