O desaparecimento misterioso de bilionários chineses: o que está acontecendo no país?
O interesse recente no desaparecimento de bilionários na China foi reacendido após o empresário chinês Bao Fan sumir no mês passado. Bao, que é o fundador da China Renaissance Holdings e tem grandes clientes como Tencent, Alibaba e Baidu, é considerado um magnata no setor de tecnologia do país.
Como tem sido o padrão nos casos anteriores, Bao ficou ausente por alguns dias, até que sua empresa divulgou que estava “cooperando em uma investigação realizada por certas autoridades da República Popular da China”. Ainda não há informações sobre qual órgão do governo está conduzindo a investigação, do que ela se trata ou onde Bao se encontra atualmente.
Vários líderes empresariais chineses desapareceram nos últimos anos, incluindo Jack Ma, chefe da Alibaba. Além disso, há casos menos divulgados de cidadãos chineses que desapareceram após participarem de protestos contra o governo ou campanhas de direitos humanos.
Esse fenômeno ocorre em um momento em que foi anunciada a maior revisão dos últimos anos no sistema de regulação do setor financeiro da China no Congresso Nacional do Povo (NPC). Um novo órgão regulador será criado para supervisionar a maioria dos setores financeiros, fechando as brechas do sistema atual, onde várias agências monitoram diferentes aspectos da indústria de serviços financeiros.
Em 2015, pelo menos cinco executivos estavam incomunicáveis, incluindo Guo Guangchang, presidente do conglomerado Fosun International, que é conhecido no Ocidente por ser dono do time de futebol Wolverhampton Wanderers da Premier League inglesa. Guo desapareceu em dezembro de 2015, mas posteriormente, sua empresa divulgou que ele estava ajudando nas investigações.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/09/por-que-bilionarios-chineses-estao-desaparecendo-misteriosamente.ghtml