Descoberto grafite de séculos atrás com xingamentos a soldado romano

Pesquisadores encontraram uma pedra gravada com xingamentos a um soldado romano chamado Secundinus. O feito teria sido gravado há pelo menos 1.700 anos em uma pedra de 40 cm de altura e 15,2 de largura.

O responsável pela descoberta foi o pesquisador Dylan Herbert, voluntário da Vindolanda Trust, instituição de preservação da memória romana, que contou sobre o caso:

“Eu estava removendo muitos escombros durante toda a semana e essa pedra estava atrapalhando meu caminho, fiquei feliz quando me disseram que eu poderia tirá-la da trincheira. Na parte de trás, parecia com todas as outras, uma pedra muito comum, mas quando a virei, fiquei surpreso ao ver algumas letras claras”

De acordo com os pesquisadores, na pedra está escrito “SECVNDINVS CACOR”, que significa: “Secundinus, o filho da p*”

Dr. Andrew Birley, diretor de escavações e CEO da Vindolanda Trust também falou sobre a descoberta inusitada:

“A recuperação de uma inscrição, uma mensagem direta do passado, é sempre um grande evento em uma escavação romana, mas esta realmente levantou nossas sobrancelhas quando deciframos a mensagem na pedra”

O responsável pela escavação concluiu brincando:

“Seu autor claramente tinha um grande problema com Secundinus e estava confiante o suficiente para anunciar seus pensamentos publicamente em uma pedra. Não tenho dúvidas de que Secundinus não teria se divertido ao ver isso quando estava vagando pelo local”.

Leia também

STF autoriza extradição de Rocco Morabito, líder da Ndrangheta


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.