“Eu Terei Sumido na Escuridão”: A HBO traz o livro de Michelle McNamara sobre o assassino “Golden State Killer”
Em 2016, o mundo se chocou com a morte da escritora Michelle McNamara, autora do blog True Crime Diary e esposa do comediante Patton Oswalt. Antes de partir, ela deixou praticamente pronto o livro “Eu Terei Sumido na Escuridão“, que fez grande sucesso e agora será uma série documental da HBO dirigida pela indicada ao Oscar Liz Garbus.
O livro aborda a obsessão de McNamara pelo caso do “Golden State Killer”, um misterioso criminoso que cometeu diversos crimes na Califórnia desde os anos 1970. A investigação da escritora tinha o intuito de ajudar na captura do assassino, que finalmente foi preso, aos 78 anos, em 2018.
LEIA MAIS:
Minissérie ARREPIANTE disponível na Netflix retrata crime macabro do “Palhaço Assassino”
Conheça 6 excelentes livros sobre serial killers famosos
Evitando sensacionalismo
A produção da HBO procurou priorizar as vozes das vítimas e sobreviventes dos crimes para evitar o sensacionalismo. Liz Garbus enfatiza que a série buscou seguir a abordagem sensível de Michelle McNamara em relação ao caso. O produtor executivo e viúvo de McNamara, Patton Oswalt, deseja que o público possa conhecer a história das vítimas e entenda a importância da discussão sobre o tema.
O impacto da produção no caso
O trabalho de McNamara na investigação do assassino, detalhado no livro e documentário, contribuiu para a reabertura das investigações do caso. Liz Garbus comenta ainda como a série de documentários chega em um momento de questionamento do papel das forças policiais em produções audiovisuais e como abordagens mais igualitárias e voltadas para questões sociais são necessárias.
Adaptar a obra de Michelle McNamara para uma série documental é uma homenagem à sua memória e ao seu trabalho minucioso, além de aumentar a conscientização sobre crimes não resolvidos e os efeitos que eles têm nas vidas das vítimas e suas famílias. A HBO tem, assim, o compromisso de trazer histórias reais com um olhar mais humano e menos sensacionalista.