Educadora é flagrada por câmeras atirando criança no chão em creche de Votuporanga
Funcionária de creche é filmada atirando criança no chão em Votuporanga
O último ano não foi fácil para uma família da cidade de Votuporanga, localizada a 127 km de Araçatuba. Em outubro, a mãe de um menino de apenas 2 anos recebeu a ligação de uma creche informando que seu filho havia sofrido um acidente. A queda não seria grave, garantiram. Mas ao buscar a criança, a mãe se deparou com um quadro bastante diferente do descrito pela escola.
Leia mais:
Investigação de Golpe de Estado: Exército se prepara para possível prisão de Bolsonaro e aliados
O novo golpe de R$7,5 bilhões nos bancos brasileiros
Ato registrado pelas câmeras
Ao notar o inchaço na gengiva superior do filho, que ainda sangrava, a mãe do menino voltou à creche e pediu para assistir às imagens capturadas pelo circuito interno. Foi então que ela se deparou com uma cena horrível: seu filho de apenas 2 anos sendo atirado ao chão por uma das educadoras. A criança corre em volta da educadora, que pode ser vista calmamente sentada. Em determinado momento, ela agarra a criança pelo braço e a empurra com força, fazendo com que ela caia de cara no chão.
A educadora continua impassível
Apesar do choro da criança, a educadora permanece impassível diante do ocorrido. Outras duas funcionárias são vistas no corredor onde tudo aconteceu. Mesmo sangrando, a criança é orientada a pegar lenços para estancar o ferimento. Ele entrega a caixa de lenços à mulher que o atirou ao chão e ela, sem demonstrar nenhuma empatia, limpa o rosto do menino e examina a boca machucada.
A demissão e as consequências
Um boletim de ocorrência foi registrado e a funcionária foi imediatamente afastada. Após a abertura de um processo administrativo por parte da Prefeitura de Votuporanga, a funcionária foi finalmente demitida na última sexta-feira, 16 de fevereiro de 2023, por “cometer falta funcional de natureza grave”. Agora ela está impedida de ocupar novos cargos públicos municipais por um período de até cinco anos.
As investigações continuam
As imagens que registram a agressão foram encaminhadas para a Polícia Civil, que continua com as investigações. A violência física e psicológica contra crianças e adolescentes é um crime grave e a Polícia Civil está empenhada em trazer justiça para a família e para a criança vítima dessa terrível agressão.
Em casos de violências contra crianças, é importante que o fato seja denunciado às autoridades para que possam tomar as devidas providências.