Elon Musk pode ser obrigado a depor novamente na investigação da SEC sobre compra do Twitter
Elon Musk deve depor mais uma vez sobre compra do Twitter
Elon Musk pode ser obrigado a depor mais uma vez sobre a investigação da SEC envolvendo a compra do Twitter por 44 bilhões de dólares. Na última quinta-feira (9), uma juíza dos Estados Unidos indicou essa possibilidade, mesmo diante da objeção formal apresentada pelos advogados do bilionário.
Leia mais:
Justiça cobra R$ 5 milhões e pensão de dono do Porshe que matou motorista de aplicativo
Detalhes do caso
No ano de 2023, em outubro, a SEC apresentou uma ação contra Elon Musk por ele não comparecer a um interrogatório. Na ocasião, o dono do Twitter teria que dar explicações sobre a compra da rede social, que aconteceu em 2022.
Assim, o CEO da Tesla e SpaceX afirmou que a agência estava o assediando com as intimações. Por outro lado, a juíza Jacqueline Scott Corley já tinha decidido a favor da SEC, em outra audiência.
Argumentos das partes
Durante a audiência da última quinta-feira (9), a defesa de Elon Musk destacou que a intimação ao seu cliente era ‘absurda’. Além disso, argumentou que não tinha necessidade dele comparecer pessoalmente na SEC. No entanto, a juíza Jacqueline rebateu a fala do advogado do empresário.
“Não acho que a intimação para depor seja absurda. O que eu não sei é por que o depoimento tem que ser dado no escritório da SEC?”, argumentou a juíza.
Investigação da SEC
A investigação da SEC tem como principal objetivo determinar que Elon Musk violou leis federais durante a compra de ações do Twitter, em 2022. Além disso, a agência realiza uma análise nas declarações e registros do CEO.
Histórico do caso
Ainda no ano da compra do Twitter, Musk entregou alguns documentos à SEC e prestou depoimento em duas sessões, por videoconferência. Apesar disso, a agência revelou que tem mais perguntas para o bilionário.
Situação atual
Até o momento, a juíza Corley não tomou uma decisão sobre um possível depoimento de Musk. Então, o caso segue em aberto e o futuro é incerto.
Possíveis implicações
Em caso de novo depoimento, Elon Musk poderá enfrentar perguntas com mais detalhes sobre as suas ações e declarações no ato da compra do Twitter. Com isso, as respostas do bilionário podem impactar de forma significativa o resultado da investigação da SEC. Além disso, o bilionário pode ter que lidar com algumas consequências legais.
No entanto, até o momento, o futuro de Elon Musk como testemunha segue incerto. Assim, a decisão da juíza será fundamental para ditar o rumo do caso.