- Publicidade -

Em conversas gravadas em Catanduvas, Montenegro exalta Marcinho VP

- Publicidade -

O ex-secretário de Administração Penitenciária Raphael Montenegro foi preso na última terça-feira (17) suspeito de ter recebido vantagens financeiras para favorecer a maior facção criminosa do Rio de Janeiro, bem como negociar o retorno de detentos de unidades federais para o estado. A prisão foi decretada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

- Publicidade -

Segundo informações, Montenegro esteve no presídio de Catanduvas, no Paraná, nos dias 27 e 28 de maio deste ano, oportunidade na qual teria conversado com Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, além de outros nove criminosos.

O advogado de Marcinho VP afirmou que as conversas entre o seu cliente e Montenegro tinha como objetivo garantir que caso houvesse um retorno do traficante ao sistema prisional fluminense, não haveria problemas.

O advogado também nega que o traficante tenha pagado valores a Montenegro para beneficiá-lo.

O ex-secretário é suspeito de ter feito acordos com os criminosos quando foi a Catanduvas, em troca de vantagens ilícitas. Ele está sendo investigado pela Polícia Federal.

- Publicidade -

Contudo, as conversas entre Montenegro e os traficantes foram gravadas, pois nos presídios federais, os diálogos entre presos, advogados e familiares são registrados.

Nas conversar é possível ouvir Montenegro exaltando Marcinho VP: “Você o é um cara que, p…, talvez você seja o cara mais importante do que o secretário de Segurança Pública no Rio.”

Em seguida, Marcinho VP faz uma “análise” de como ele vê o sistema penitenciário: “O que acontece… O Sistema Penitenciário Federal na realidade, assim, ele ao invés de ter sido um mecanismo de combate ao crime, ele foi um estímulo ao crime na verdade…”.

- Publicidade -

Em outro momento, Montenegro exalta novamente Marcinho VP:

Hoje, você, você é um cara fundamental lá, (…) você é um cara fundamental nessa virada de cultura, você é o cara que hoje fala pela maior facção do Brasil, e assim, a gente não sabe cara, e tá tudo certo… Mérito seu a gente respeita isso, uma história que você construiu, sabe você a que custo, sabe você o quanto custou construir o nome do Marcinho VP (…) P…, quinze anos aqui e você ainda fala pela Facção, p…, é mérito pra cacete! E a gente respeita isso, como respeita não só o Márcio homem, mas o Marcinho VP, o Marcinho VP, o traficante, esse cara tem que ser respeitado, a gente respeita por tudo que você construiu, agora, a gente quer que o Márcio, como homem volte, e volte num espírito cooperativo.

- Publicidade -

Marcinho VP já esteve preso em quase todas as penitenciárias federais, à exceção de Brasília.

Leia também

Ministra mantém afastado desembargador do RJ denunciado pelo MPF

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

- Publicidade -

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais