Noticias

Empresário se entrega à Justiça 21 anos após tentar matar ex-mulher

empresário se entrega

Empresário se entrega à Justiça 21 anos após tentar matar ex-mulher

O empresário Marcelo Fontenele Maia se entregou à Justiça nesta sexta-feira (13), 21 anos após ter sido acusado de tentar matar a ex-mulher, Roberta Viana Carneiro. Marcelo foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto em 2007, mas, desde então, seus advogados vêm ingressando com recursos, evitando o encarceramento do empresário, que chegou a ser considerado foragido em 2016.

O crime

Em dezembro de 1998, Marcelo Fontenele Maia atirou contra Roberta Viana Carneiro, na época com 36 anos. Em síntese, o tiro atingiu a cabeça da vítima e teria sido motivado por conta do término do relacionamento do casal. Roberta sobreviveu, mas ficou com sequelas graves, como paralisia lateral e distúrbios psicológicos. O empresário foi condenado em 2007 por tentativa de homicídio duplamente qualificado.

Recursos

Em outubro de 2008, a defesa do empresário apelou para o TJ/CE, alegando “desistência voluntária e arrependimento eficaz” e requerendo a desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal. O recurso foi negado pelo tribunal, que confirmou a decisão de primeiro grau. Desde então, a defesa de Marcelo vem ingressando com recursos para evitar sua prisão.

Empresário se entrega

No dia 6 de setembro de 2019, um mandado de prisão condenatório foi expedido contra Marcelo, pois não cabiam mais recursos da decisão. De acordo com advogado do empresário, após o início do cumprimento da pena a defesa vai avaliar as próximas medidas cabíveis. O empresário terá de arcar ainda com indenização por danos materiais à ex-mulher, em razão das despesas com tratamentos médicos.

A decisão da ação cível foi publicada em março de 2016, determinando o pagamento de R$ 784,4 mil de indenização à ex-mulher.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
JurisprudênciaNoticias

STJ: o crime de calúnia não se contenta com afirmações genéricas e de cunho abstrato

JurisprudênciaNoticias

STJ: a imunidade em favor do advogado, no exercício da atividade, não abrange a calúnia

JurisprudênciaNoticias

STJ: falta da assinatura do perito criminal no laudo toxicológico é mera irregularidade

Noticias

Magistrado permite a casal cultivar maconha para tratar saúde do filho

Receba novidades em seu e-mail