Entrevistas

Entrevista com Giovana Palmieri Buonicore

Canal Ciências Criminais
Giovana Palmieri Buonicore

Em mais uma entrevista sobre os conteúdos da VOX, a plataforma de conteúdo online do Canal Ciências Criminais, recebemos hoje Giovana Palmieri Buonicore, Mestre em Ciências Criminais. Na conversa, Giovana fala a respeito de duas práticas veladas que merecem ser estudadas – tráfico de pessoas e tráfico de órgãos.

Confira a seguir a entrevista com Giovana Palmieri Buonicore:

1. Giovana Palmieri Buonicore, qual a real importância de abordar o tema do tráfico de órgãos?

O tema tráfico de órgãos é velado, na medida em que pouco se discute a sua existência, bem como o que há de fato por trás desse delito. Cabe aos operadores do direito, em todas as instâncias, discutir temas não comuns, a fim de chegar a conclusões ou ao menos a hipóteses.

2. Qual a conexão entre o tráfico de pessoas e o tráfico de órgãos?

A conexão entre estes dois delitos está na utilização do tráfico de pessoas para o tráfico de órgãos, uma vez que muitas vezes as organizações criminosas se valem do tráfico de pessoas para utilizarem os órgãos como moeda, sendo de suma importância entender a sua sistemática para coibir o comércio de órgãos.

3. Você acredita que as faculdades preparam adequadamente os alunos para compreender a complexidade de temas interdisciplinares?

As faculdades de direito possuem, em sua estrutura curricular, disciplinas chamadas propedêuticas, as quais apresentam bases para o aluno entender o Direito não somente pelo viés de leis, sendo elas a Filosofia do Direito, Sociologia, entre outras. O tráfico de órgãos necessita dessa interdisciplinaridade para ser entendido, pois somente a lei não responderá aos anseios da sociedade, ainda mais em crimes complexos como este. Dessa maneira, embora as faculdades, em sua maioria, não enfrentem de maneira direta esse delito, tendo em vista não estar previsto no Código Penal e, sim,em uma lei especial, propicia, a partir de outras disciplinas, que o aluno possa abordá-lo.

4. O que os assinantes da VOX poderão aprender assistindo à sua entrevista?

Os assinantes que não conhecerem o delito poderão ter o primeiro contato, a fim de despertar o interesse no estudo de um delito peculiar e velado. Já os que conhecem o delito poderão entendê-lo a partir de diferentes matizes, sendo provocados a pensarem sobre seus desdobramentos.

5. Que mensagem você gostaria de deixar àqueles que vão assistir à entrevista?

Gostaria de convidá-los a se permitirem conhecer ou a se aprofundarem no tema tráfico de órgãos, seja para concordar ou para discordar, mas de modo a despertar em cada um dúvidas e inquietações quanto a nós como seres humanos, nossas atitudes e nossa relação com o outro.


Assista ao teaser da entrevista completa de Giovana Buonicore (em vídeo):

A VOX oferece conteúdos semanais, entre cursos ministrados por especialistas das Ciências Criminais e entrevistas com profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Para experimentar, assinar ou ainda saber mais informações sobre a nossa plataforma de conteúdo online, clique AQUI.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail