Entrevistas

Entrevista com Gisele Kronhardt Scheffer

gisele

Para inaugurar a série de entrevistas da VOX, a nova plataforma de conteúdo online do Canal Ciências Criminais, recebemos a médica veterinária Gisele Kronhardt Scheffer. Na conversa, Gisele aborda a importância do Direito Animal no cenário jurídico atual e como a área é vista no mundo acadêmico.

1. Gisele, por que devemos estudar o Direito Animal?

Por ser um campo relativamente novo no Brasil e para que seja possível multiplicar os conceitos abordados (senciência de animais não-humanos, animais como sujeitos de direitos e outros), lutando para que sejam incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro.

A proteção aos animais não-humanos no direito brasileiro é antropocêntrica, apesar de termos a vedação à crueldade na Constituição Federal e na Lei de Crimes Ambientais (9.605, de 1998).

2. Há quanto tempo você se dedica a estudar o tema?

Meu interesse pelo tema já existia bem antes de eu cursar a faculdade de Medicina Veterinária. Portanto, no mínimo 14 anos atrás. Mas eu comecei a me dedicar integralmente ao assunto a partir de 2016, quando ingressei no curso de Direito.

3. Você acredita que as faculdades dão atenção ao campo do Direito Animal e suas repercussões criminais?

Certamente que não, pois raras são as instituições no Brasil que oferecem a disciplina Direito Animal e, inclusive, ainda pode ser encontrada certa resistência ao tema dentro do mundo acadêmico.

No Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria implantou, em 2017, a disciplina optativa denominada Direito Constitucional dos Animais, o que representa um grande passo. Outro exemplo é no Rio de Janeiro, onde há uma pós-graduação em nível de especialização em Direito Animal.

Deve ser ressaltado que há outra bela iniciativa, que são os grupos de estudo e de pesquisa em Direito Animal, vinculados a faculdades ou universidades. Infelizmente, em nosso país ainda não há mestrados ou doutorados específicos sobre o tema, o que me levou a cursar meu mestrado no exterior.

4. O que os assinantes da VOX poderão aprender assistindo à sua entrevista?

Poderão conhecer este campo, ainda incipiente no Brasil. Espero que, desta forma, cada vez mais pessoas se interessem pelo tema, se engajem, divulguem e desenvolvam pesquisas, já que pesquisas criminológicas dentro do Direito Animal ainda são raras no Brasil.

5. Que mensagem você gostaria de deixar àqueles que vão assistir à entrevista?

Espero que eu consiga acender nas pessoas uma fagulha de conscientização sobre o Direito Animal e que, cada vez mais, esse assunto adquira a importância que deveria ter dentro do ordenamento jurídico brasileiro.


Assista ao teaser da entrevista completa (em vídeo):

Para assinar ou saber mais informações sobre a plataforma VOX, clique AQUI.

Autor

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Entrevistas

Entrevista com Giovana Palmieri Buonicore

Entrevistas

Entrevista com Daniel Kessler de Oliveira

Entrevistas

Entrevista com Tiago Oliveira de Castilhos

Entrevistas

Entrevista com Cezar de Lima

Receba novidades em seu e-mail