Entrevistas

Entrevista com Guilherme Ceolin

guilherme

Para dar continuidade às entrevistas sobre os conteúdos da VOX, a nova plataforma de conteúdo online do Canal Ciências Criminais, recebemos hoje Guilherme Ceolin. Doutorando e Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, Guilherme nos conta um pouco sobre a instigante Teoria da Cegueira Deliberada.

1. Guilherme, o que é, afinal, a teoria da cegueira deliberada?

A teoria da cegueira deliberada é uma doutrina de imputação subjetiva que tem origem na tradição do Common Law e vem sendo importada por países da Civil Law como a Espanha e o Brasil.

Embora não exista consenso sobre o que de fato pode ser compreendido como “cegueira deliberada”, seja em sua utilização nos diferentes países, seja no interior destes mesmos ordenamentos jurídicos, de grosso modo pode-se dizer que ela sustenta a tese de que o conhecimento e o desconhecimento deliberado são equivalentes para fins de responsabilidade penal.

Inserido no direito penal brasileiro, isso significa dizer que é possível expandir a punição dos crimes dolosos às situações em que o agente não tem conhecimento das circunstâncias fáticas envolvidas em sua conduta, desde que essa ignorância tenha sido intencionalmente mantida pelo agente para eximir-se de uma possível responsabilidade penal.

2. Qual a importância do tema no cenário jurídico brasileiro?

Os tribunais brasileiros têm empregado paulatinamente a teoria da cegueira deliberada desde 2007, contudo, ainda não existe um conceito claro e preciso sobre o que de fato seja esta doutrina, de modo que os tribunais brasileiros têm condenado cidadãos com base em uma teoria que acaba por expandir a punição a título de dolo sem que se tenha indicado um fundamento sólido para tanto ou mesmo realizado uma análise detida de sua compatibilidade legal com o ordenamento jurídico brasileiro.

Portanto, é fundamental que tal tema seja estudado no sentido de analisar se estão corretas ou não as práticas de nossos tribunais.

3. Há quanto tempo você se dedica a estudar a teoria da cegueira deliberada?

Tenho interesse pelo tema desde o mestrado, no qual pesquisei sobre as teorias do dolo. Contudo, estudo especificamente o tema há dois anos, desde o início do doutorado.

4. O que os assinantes da VOX poderão aprender assistindo à sua entrevista?

A entrevista busca apresentar um breve panorama sobre as origens e os contornos da teoria da cegueira deliberada no Common Law e sua possível adaptação ao direito penal brasileiro.

5. Que mensagem você gostaria de deixar àqueles que vão assistir à entrevista?

Espero que a entrevista possa esclarecer algumas dúvidas e instigar a pesquisa sobre o assunto, ao demonstrar a necessidade de um estudo e acompanhamento das práticas dos nossos tribunais.


Assista ao teaser da entrevista completa (em vídeo):

Para assinar ou saber mais informações sobre a plataforma VOX, clique AQUI.

Autor

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Entrevistas

Entrevista com Giovana Palmieri Buonicore

Entrevistas

Entrevista com Daniel Kessler de Oliveira

Entrevistas

Entrevista com Tiago Oliveira de Castilhos

Entrevistas

Entrevista com Cezar de Lima

Receba novidades em seu e-mail