Entrevistas

Entrevista com Jean de Menezes Severo

Entrevista com Jean de Menezes Severo

Há exatos 7 dias, o Canal Ciências Criminais lançou sua nova plataforma de conteúdo online, a VOX. Por meio dela, mediante o pagamento de uma assinatura mensal, todo e qualquer assinante tem acesso ilimitado a uma série de conteúdos originais, inéditos e exclusivos no campo das ciências criminais.

A VOX oferece conteúdos semanais, entre cursos ministrados por especialistas das ciências criminais e entrevistas com profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Os cursos têm até 3 horas de duração, enquanto as entrevistas têm, aproximadamente, 45 minutos de duração.

Para inaugurar a série de cursos da plataforma VOX,  recebemos o advogado criminalista Jean de Menezes Severo. Com dezenas de colunas escritas no Canal Ciências Criminais, desde abril de 2015, Jean sempre se dispôs a compartilhar suas experiências no plenário do Júri, de modo a ajudar os jovens profissionais.

Nesta breve entrevista conduzida pelo Canal Ciências Criminais, Jean nos conta um pouco mais de sua experiência profissional e fala sobre o curso NO PLENÁRIO DO JÚRI, já disponível na plataforma VOX. Confira a entrevista:

1. Jean, o que é o Tribunal do Júri para você?

O Tribunal do Júri se confunde com a minha vida. Tudo o que tenho devo ao tribunal do povo. Cada júri é uma nova emoção onde me entrego de corpo e alma na defesa de um ser humano.

Muitas vezes sei que coloco minha saúde em risco, tamanha é a força e emoção que coloco na defesa de meus clientes. Meu destino moral é ser advogado de defesa e, se algum dia tiver de partir desse mundo, que aconteça no Tribunal do Júri, quando eu estiver defendendo alguém!

2. Há quanto tempo você se dedica a estudar o júri?

Venho me dedicando ao júri desde agosto de 1998. Puxa, tô ficando velho (risos)! Comecei no júri auxiliando um grande advogado o qual considero meu pai, Dr. Antônio Prestes do Nascimento. Ao seu lado, fiz 184 júris na condição de estudante. Atualmente, tenho 103 júris com 90 Absolvições!

Minha dissertação de mestrado foi sobre o júri e logo será publicada pelo Canal Ciências Criminais. Continuo estudando o júri diariamente e, principalmente, fazendo muitos júris!

3. Você acredita que as faculdades preparam os alunos para atuar no júri?

De modo nenhum! As faculdades não preparam o estudante para o exercício da advocacia – quanto mais para enfrentar o júri. Deveríamos ter uma disciplina semestral somente para tratar sobre o júri.

Na condição de professor, procuro trabalhar muito em sala de aula a arte de advogar e como atuar no plenário do júri. Faço questão de ter a presença dos meus alunos em meus júris.

4. O que os assinantes da VOX poderão aprender no curso NO PLENÁRIO DO JÚRI?

Os assinantes vão assistir uma vida dedicada ao júri! Tudo que aprendi, tudo que sei, eu trato no curso. E são muitas experiências vividas por este rábula diplomado junto ao Tribunal do Júri. São contadas vitórias e derrotas deste advogado no tribunal do povo!

5. Que mensagem você gostaria de deixar àqueles que vão assistir ao curso?

Minha mensagem aos que vão assistir o curso é de: assistam júris com os bons advogados, com advogados medíocres e com os advogados ruins. Com os bons, você aprende como fazer júri e, com os ruins, como não fazer!

Mas principalmente: assistam júris! Peçam pra ajudar seus professores, leiam os grandes clássicos e se dediquem de coração na defesa de alguém. Não esqueçam: júri é emoção! O jurado é leigo e você tem que se fazer entender pelo jurado! Forte abraço e fiquem com Deus!


Assista ao teaser do curso NO PLENÁRIO DO JÚRI:

Para assinar ou saber mais informações sobre a plataforma VOX, clique AQUI.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fechar