NoticiasDireito Penal

Alerta! Falsa entrevista de Marcola é texto fictício de Arnaldo Jabor e causa frenesi na internet

O texto que tem sido compartilhado como uma entrevista do líder do PCC, Marcola, ao jornal O Globo é falso e na verdade é uma obra de ficção criada pelo jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. O texto, intitulado “Estamos todos no inferno”, foi originalmente publicado nos jornais O Globo e Estadão em maio de 2006.

Jabor criou um diálogo fictício com um criminoso não identificado, a fim de abordar questões como a falta de assistência social e a pobreza nas favelas, bem como a extensão do crime organizado no Brasil e a falta de soluções para resolver esse problema.

O texto começa com uma série de perguntas que se assemelham a uma entrevista.

— Você é do PCC?— Mais que isso, eu sou um sinal dos novos tempos. Eu era pobre e invisível… Vocês nunca me olharam durante décadas… E antigamente era mole resolver o problema da miséria… O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, raras periferias… A solução é que nunca vinha… Que fizeram? Nada. (…).”

Naquele mês, o PCC realizou diversos ataques contra a polícia de São Paulo, resultando na morte de 59 agentes de segurança e em 74 rebeliões em presídios no estado, entre os dias 12 e 20 de maio de 2006.

Esses atentados foram uma represália ao isolamento de parte da população carcerária em uma penitenciária de Presidente Venceslau (SP) no Dia das Mães.

Na rádio CBN, Jabor associou seu personagem ao traficante Marcola e a manchete com o nome do traficante ainda está preservada na emissora

Em um comentário na rádio CBN, Arnaldo Jabor associou seu personagem ao traficante Marcola. Embora o conteúdo não esteja mais disponível no site da emissora, a manchete com o nome de Marcola (“Marcola, um sinal dos novos tempos”) ainda está preservada.

Em julho do mesmo ano, Jabor explicou aos ouvintes que a entrevista com um traficante do PCC que ele havia publicado em uma coluna era fictícia e nunca havia ocorrido de fato.

Embora muitas pessoas tenham apreciado o texto, eles também acreditaram que a entrevista era real e que o traficante era extremamente lúcido. Poucos dias após a publicação, o texto começou a circular na internet com a falsa alegação de que era uma entrevista “assustadora” com Marcola, publicada no jornal O Globo.

Vários veículos de comunicação tentaram desmistificar a história, mas a mentira ainda persiste nas redes sociais. A mensagem apresenta indícios suspeitos que levantam questionamentos sobre a autenticidade do seu conteúdo.

Embora a mensagem sugira a leitura de uma suposta entrevista com Marcola, não há links para a fonte original nem imagens de páginas do jornal O Globo, por exemplo. Além disso, não é fornecida a data da publicação e não é encontrada facilmente através de uma pesquisa simples no Google.

Fonte: ESTADÃO

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo