Entrevistas

Entrevista com Tiago Oliveira de Castilhos

Canal Ciências Criminais
Tiago Oliveira de Castilhos

Para dar continuidade às entrevistas sobre os conteúdos da VOX, a plataforma de conteúdo online do Canal Ciências Criminais, recebemos hoje o advogado e professor Tiago Oliveira de Castilhos. Na conversa, Tiago nos conta um pouco mais sobre o seu novo curso – AS PALAVRAS E A PENA.

Confira a seguir a entrevista:

1. Tiago Oliveira de Castilhos, qual a real importância de compreender a dosimetria da pena?

Como o Direito Penal sabidamente é um instrumento de Controle Social, um instrumento de poder de Estado frente ao indivíduo, torna-se cada vez mais importante compreender a dosimetria da pena para que você, aplicador/intérprete da lei, defensor dos direitos individuais possa, com propriedade, impedir/limitar, por meio do seu exercício profissional, o avanço sem medida desse instrumento de poder e Controle Social.

2. Qual a conexão existente entre a semântica das palavras e a dosimetria da pena?

A conexão entre semântica e a dosimetria da pena está justamente na aplicação da pena, pois ela se dá por meio da palavra escrita na lei e aplicada em concreto, palavra que deve ter um sentido semântico fechado sob pena de se permitir, sem medida, o aumento do Controle Social com a aplicação da pena mesmo que dentro do patamar (lei) sem justificativa válida para o quanto de pena aplicada.

3. Você acredita que as faculdades preparam adequadamente os alunos para compreender a complexidade das três fases de aplicação da pena?

As faculdades, dentro do possível, tem preparado os estudantes para aplicar a pena de forma mais crítica. No entanto, não há um tempo adequado para um melhor aprofundamento do tema, sendo de suma importância para o profissional trabalhar de forma mais adequada a aplicação da pena em cursos como este proporcionado pelo Canal Ciências Criminais.

4. O que os assinantes da VOX poderão aprender no curso AS PALAVRAS E A PENA?

Poderão aprender, de forma crítica, as peculiaridades da aplicação da pena, com intuito nítido de limitar este poder estatal que causa cada vez mais o afastamento de pessoas da sociedade, usufruindo de palavras com sentido aberto, ou mesmo afastando o sentido das palavras quando da aplicação da pena.

5. Que mensagem você gostaria de deixar àqueles que vão assistir ao curso?

Que o controle do sentido das palavras é um limitador do poder punitivo do Estado. Também, precisamos (re)pensar o método de aplicação limitado/ditado por Tribunais ou entendimentos jurisprudenciais.


Assista ao teaser do curso AS PALAVRAS E A PENA:

Para assinar ou saber mais informações sobre a plataforma VOX, clique AQUI.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail