Noticias

Cuca, Daniel Alves e Robinho: Saiba qual a atual situação e perspectivas dos envolvidos em casos de violência sexual

Como estão os personagens do esporte envolvidos em casos de violência sexual

Acusações e condenações envolvendo personagens do esporte têm gerado maior cobrança por parte do torcedor brasileiro nos últimos anos. Neste cenário, a situação de Robinho, Cuca e Daniel Alves chama a atenção, todos marcados por casos de violência sexual.

Diante desse contexto, este artigo abordará o panorama atual de cada um desses personagens e as perspectivas para o seu futuro, levando em conta as consequências jurídicas e profissionais que cada um enfrenta.

LEIA MAIS:

Libertação de Anna Carolina Jatobá indigna mãe de Isabella Nardoni: Assassinos andam livres

Atirador em escola no PR disse que ataque foi retaliação pelo período em que sofria bullying, afirma delegado

Robinho: a condenação na Itália e o pedido de cumprimento da pena no Brasil

Em janeiro de 2022, o ex-jogador Robinho e seu amigo Ricardo Falco foram condenados na Corte de Cassação da Itália a 9 anos de prisão por violência sexual em grupo. O crime ocorreu em janeiro de 2013, e a vítima foi uma mulher albanesa. Apesar da condenação, Robinho segue em liberdade em Santos, já que o Brasil não extradita seus cidadãos. No entanto, este cenário pode mudar, pois em fevereiro de 2023, o governo italiano solicitou às autoridades brasileiras que o ex-jogador e seu amigo cumpram a pena no Brasil.

A análise desse pedido depende do Departamento de Repatriação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DRCI). A defesa de Robinho também solicitou cópia traduzida da sentença condenatória, para verificar o devido processo legal no caso. Após o ministro relator negar o recurso, os advogados recorreram ao plenário da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reúne os 15 ministros mais antigos do órgão.

canalcienciascriminais.com.br por que robinho ainda nao foi preso por estupro coletivo na italia robinho
Cuca, Daniel Alves e Robinho: Saiba qual a atual situação e perspectivas dos envolvidos em casos de violência sexual 3

Cuca se afasta do futebol após repercussão de caso de 1989

A condenação de Robinho trouxe à tona um episódio envolvendo o treinador Cuca, que em 1989 foi condenado por ter feito sexo com uma garota de 13 anos em Berna, na Suíça. Na época, Cuca e outros três jogadores do Grêmio foram sentenciados a 15 meses de prisão, mas não cumpriram a pena, pois já se encontravam no Brasil no momento do julgamento. Embora a sentença tenha prescrito em 2004, o caso gerou questionamentos sobre o treinador, que nunca cumpriu a pena e seguiu carreira no futebol.

Assim, Cuca pediu demissão do Corinthians em abril de 2023 após duas partidas no comando do time, devido à pressão da torcida. Em Curitiba, sua cidade natal, o técnico optou por não assumir mais nenhum trabalho e contratou advogados para atuar na “limpeza” de sua imagem, sem anunciar os próximos passos. Cuca alega inocência.

Daniel Alves preso e aguardando julgamento na Espanha

O ex-lateral do Barcelona, São Paulo e seleção brasileira, Daniel Alves, é o único dos personagens envolvidos em casos de violência sexual que está preso. Ele foi detido em janeiro de 2023, quando viajou a Barcelona para prestar depoimento. A acusação é de agressão física e sexual a uma mulher em uma boate em 30 de dezembro.

Após cinco meses de investigação, o julgamento está previsto para acontecer entre outubro e novembro. Daniel Alves seguirá detido no presídio Brians 2 até a decisão final. O jogador já alterou sua narrativa sobre o caso quatro vezes. Inicialmente, negou contato com a vítima; em abril, afirmou ter tido uma relação sexual consensual com a mulher.

A jovem foi atendida por uma ambulância chamada pela boate e transferida para o Hospital Clínic, referência em atendimentos a vítimas de abusos sexuais. O relatório médico aponta ferimentos leves compatíveis com a “luta” que teria ocorrido entre o jogador e a vítima.

Daniel
Imagem: Nação Tricolor

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo