Noticias

Participar de esquema de pirâmide é crime? Saiba o que diz a lei

Cuidado com as “pirâmides financeiras”: entenda a lei 1.521/51

Em uma época em que cada vez mais pessoas buscam alternativas de investimento, é natural também o aumento da presença de esquemas fraudulentos. Nesse contexto, a chamada “pirâmide financeira” se destaca como um dos principais crimes contra a economia popular. Esse esquema, previsto na lei 1.521/51, consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos através de mecanismos fraudulentos que causam prejuízo a várias pessoas.

A “pirâmide financeira” é um modelo de negócios fraudulento que necessita da captação constante de pessoas para se sustentar. Estas, por sua vez, geralmente têm que pagar algo para entrar no negócio sob a promessa de lucro ou vantagens exponenciais pela captação de novos integrantes. No final, apenas o criador ou um pequeno grupo de envolvidos acaba realmente lucrando.

esquema de pirâmide
Participar de esquema de pirâmide é crime? Saiba o que diz a lei 3

LEI MAIS:

STF autoriza e FBI deve cooperar com a PF em investigação do caso das joias

STJ nega pedido feito pela defesa de Robinho

O que a lei 1.521/51 diz sobre o esquema de pirâmide?

A Lei nº 1.521, de 26 de dezembro de 1951, discorre sobre crimes contra a economia popular, regulando seu julgamento. O Artigo 2, inciso IX prevê a pena para quem pratica o esquema de pirâmide, sendo detenção de seis meses a dois anos e multa.

Qual a definição da pirâmide financeira na lei?

No inciso IX do Art. 2º, o legislador define o esquema de pirâmide como o ato de “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos”. Além do esquema de pirâmide, também estão previstos como crimes a fraude em contratos, pesos ou medidas, entre outras ações que prejudiquem a economia popular.

Punições para quem pratica a pirâmide financeira

A pena para quem pratica o esquema de pirâmide, conforme previsto na lei 1.521/51, é de detenção de seis meses a dois anos e multa. Vale ressaltar que cada caso é analisado de maneira individual pela justiça, que vai considerar diversos fatores antes de aplicar a sentença.

Assim, fica evidente a importância de se informar e entender as legislações que protegem a economia popular, como a lei 1.521/51. Conhecer os mecanismos fraudulentos, como a “pirâmide financeira”, é essencial para se proteger e prevenir prejuízos financeiros.

esquema de pirâmide
Participar de esquema de pirâmide é crime? Saiba o que diz a lei 4

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo