Polícia de SP prende estudante apontado como mentor de mensagens sobre ataques a escolas
A Polícia Civil de São Paulo prendeu um estudante de 18 anos suspeito de ser o mentor de mensagens de ameaças a escolas e apologia ao nazismo. De acordo com as autoridades, o jovem é estudante de uma escola estadual na Vila Zat, zona norte da capital, e a prisão foi efetuada na última quarta-feira (12).
Leia mais:
Chocante! Cabana 28: A horripilante cena de crime sem solução que abalou a família Sharp!
Descubra agora: O que a Lei Brasileira revela sobre apologia ao Nazismo e as consequências
A atuação da polícia que ensejou na prisão do jovem, foi impulsionada pelos boatos de massacres nas escolas da região, que estavam sendo amplamente divulgados nas redes sociais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a PUC (Pontifícia Universidade Católica) teve suas aulas afetadas em razão dos rumores de ataque.
Através da investigação, a polícia teve acesso a conversas que mostravam o estudante enviando mensagens com ameaças no grupo de alunos e frequentemente idolatrando a figura de Adolf Hitler. Na segunda (10), ele chegou a ir com uma máscara de caveira na escola, assustando os colegas.
Estudante de São Paulo é preso por ameaçar ataques em escolas
De acordo com as autoridades, a mãe do estudante foi chamada até a unidade escolar que o jovem frequenta e disse que não tinha conhecimento desse comportamento do filho. Ele foi levado até a 33ª delegacia (Pirituba) e autuado em flagrante pelo crime de racismo e apologia do nazismo.
Em seguida, o suspeito passou pela audiência de custódia, onde o magistrado converteu a prisão em flagrante em preventiva.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, falou sobre o ocorrido durante uma coletiva do Governo de SP:
“Tivemos ontem [anteontem] o indiciamento de um cidadão que estava divulgando e propagando estas mensagens. A Delegacia Especializado em Crimes Cibernéticos está atuando e existe um trabalho de inteligência forte que está monitorando e acompanhando essas ameaças.”
Como denunciar ameaças de ataques em escolas
O Ministério da Justiça juntamente com a SafeNet lançaram um canal específico para que os cidadão possam denunciar casos de ameaças às escolas. Basta acessar www.mj.gov.br/escolasegura e preencher o formulário.
No estado de São Paulo também é possível comunicar as autoridades por meio do canal 181, ligado diretamente a Polícia de São Paulo.
Fonte: Folha de São Paulo