Noticias

Inscrições abertas: Comissão Especial de Estudos Abolicionistas Penais

abolicionistas penais

Inscrições abertas: Comissão Especial de Estudos Abolicionistas Penais

Estão abertas as inscrições para compor a Comissão Especial de Estudos Abolicionistas Penais!

Sob a coordenação dos advogados Guilherme Moreira Pires e Patrícia Cordeiro, a Comissão tem o objetivo de promover estudos relacionados aos abolicionismos penais no Brasil, perpassando as histórias dos pensamentos libertários ao atravessar a questão criminal.

Serão abordados temas como princípio da autoridade e da punição, razão de governo e de Estado, senso comum democrático e criminológico, o recuo dos “abolicionistas penais moderados” e linhas de fuga abolicionistas, considerando as conexões entre micropolítica e macropolítica na atualidade, o “cidadão-polícia” e as convocações às participações nas sociedades de controle, tensionadas em analítica libertária antiprisional.

A Comissão abarcará análise de escritos e reflexões abolicionistas, suscitando discussões sobre as potencialidades e capturas vislumbradas, de modo a mobilizar, reinventar e energizar uma superação da linguagem criminal no presente, como ação direta não condicionada à arte de governar.

Os membros desta Comissão terão a oportunidade de produzir artigos acadêmicos na área, que posteriormente integrarão uma publicação sob o selo da Editora Canal Ciências Criminais.

Metodologia

A metodologia adotada consiste na revisão bibliográfica dos aludidos temas, com material disponibilizado no decorrer dos trabalhos da Comissão, privilegiando as abordagens metodológicas com viés interdisciplinar.

Estudos e interação

Todas as discussões e direcionamentos serão realizados por meio virtual, incluindo a formação de grupo de WhatsApp a fim de ampliar e facilitar o contato entre os participantes e coordenação.

Como integrar a comissão

Envie seu nome completo, formação acadêmica (com menção de eventual experiência na pesquisa), telefone (com WhatsApp) e uma breve redação explanando os motivos de seu interesse em participar do grupo para o e-mail ceap@canalcienciascriminais.com.br – considerando que as vagas são limitadas, os coordenadores selecionarão nos próximos meses, dentre os e-mails recebidos, os membros para integrar a Comissão.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Então, siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Receba novidades em seu e-mail