• 4 de dezembro de 2020

Inscrições abertas: Comissão Especial de Estudos de Execução Penal

 Inscrições abertas: Comissão Especial de Estudos de Execução Penal

Inscrições abertas: Comissão Especial de Estudos de Execução Penal

Estão abertas as inscrições para compor a Comissão Especial de Estudos de Execução Penal!

Coordenada pelo advogado e pesquisador Carlos Abreu, a Comissão se dedicará a estudar a Execução Penal, de forma profunda e propositiva, utilizando métodos de pesquisa documental, jurisprudencial e empírica dos principais termos ligados à execução penal, propondo uma nova leitura aos institutos e permitindo uma maior contemporaneidade nos estudos que se seguirão.

Comissão Especial de Estudos de Execução Penal

O objetivo da comissão é o de produzir uma série de artigos que poderão vir a ser publicados com o selo da Editora Canal Ciências Criminais, com a participação dos autores e pesquisadores inscritos nessa comissão e eventuais convidados, tendo como finalidade produzir um ‘glossário’ de execução criminal, ou seja, cada artigo trabalhará com um instituto da execução penal (v.g. progressão de regime, livramento condicional,…) onde será explicado sua finalidade, origem, previsão legal, adequação ao momento atual e sugestões para melhor utilização pelos juízos especializados.

Metodologia

Para o desenvolvimento dos estudos utilizaremos de revisão bibliográfica referente aos temas que comporão o objeto de nosso estudo (e que serão definidos oportunamente e divulgados aos inscritos), pesquisa jurisprudencial e de precedentes, experiências empíricas dos profissionais que militam na área criminal, profissionais de psicologia, de assistência social, de sociologia e outros que queiram colaborar com o projeto.

A pretensão é de oferecer uma visão crítica e ao mesmo tempo propositiva da Execução Penal, auxiliando na elaboração de um quadro mais realístico de nosso sistema prisional e colaborando com sugestões e ideias.

Método de trabalho da Comissão

Os estudos, discussões e debates desta Comissão serão realizados por meio virtual, com formação de um grupo de discussões e compartilhamento de informações e dúvidas no WhatsApp e com envio de materiais através de lista de e-mails.

Saiba como participar da comissão

Envie seu nome completo, formação acadêmica (com menção à eventuais experiências como pesquisador) e telefone (WhatsApp) para o e-mail: ceep@canalcienciascriminais.com.br.

Considerando a necessidade de limitarmos o número de vagas, o coordenador selecionará, dentre os inscritos, os membros que integrarão a Comissão.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.