• 27 de novembro de 2020

Inscrições abertas: Comissão de Estudos Direcionados de Direito & Literatura

 Inscrições abertas: Comissão de Estudos Direcionados de Direito & Literatura

Inscrições abertas: Comissão de Estudos Direcionados de Direito & Literatura

Estão abertas as inscrições para integrar a nova comissão de estudos do Canal Ciências Criminais!

Sob a coordenação de Paulo Silas Filho e Bernardo de Azevedo e Souza, a Comissão de Estudos de Direito & Literatura (Estudos Direcionados) tem o objetivo de promover o estudo e a pesquisa sobre a temática, focando-se periodicamente num determinado eixo temático.

Para o primeiro semestre de 2019, a proposta é a de analisar produções científicas previamente selecionadas que tratam da temática da produção bibliográfica de George Orwell, tanto pelo viés do Direito (“Direito & Literatura”) como pelo da Literatura (crítica literária), observando a importância dos aportes teóricos para a condução das pesquisas e promover o debate entre os membros.

Durante o ano de 2019, pretende-se que a comissão elabore uma coletânea de artigos para posterior publicação com o selo da Editora Canal Ciências Criminais, além de produzir e apresentar artigos científicos em congressos e seminários pelo país.

Metodologia

A metodologia empregada consiste, principalmente, na revisão bibliográfica sobre a temática, sempre privilegiando as abordagens metodológicas com viés interdisciplinar.

Os temas e obras a serem analisados serão delimitados e expostos no primeiro contato com os membros, observando a necessidade para o desenvolvimento da pesquisa, destacando-se que se busca trabalhar com algumas das obras literárias produzidas por George Orwell através de uma perspectiva jurídica, assim como literária, promovendo a intersecção entre direito e literatura

Estudos direcionados

Todos os estudos, debates e discussões da Comissão de Estudos de Direito & Literatura (Estudos Direcionados) serão realizados por meio meio virtual. A formação de um grupo de WhatsApp – para diligenciar e sanar dúvidas, facilitar o contato e ampliar o diálogo entre os participantes e os coordenadores – será realizada assim que tiverem início os estudos.

Tem interesse em integrar a Comissão?

Envie seu nome completo, formação acadêmica (com menção de eventual experiência na pesquisa), telefone (com WhatsApp) e uma breve redação explanando os motivos de seu interesse em participar do grupo para o e-mail estudosdirecionados@canalcienciascriminais.com.br – considerando que as vagas são limitadas (máximo 10), os coordenadores selecionarão, dentre os e-mails recebidos, os membros para integrar a Comissão.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.