NoticiasDireito Penal Internacional

EUA pedem prisão para ex-assessor de Donald Trump

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu a um juiz, nesta segunda-feira (17), que condene Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, a seis meses de prisão por se recusar a depor na investigação legislativa sobre o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. 

Estrategista político e defensor do ex-presidente Donald Trump, Bannon “seguiu uma estratégia de má-fé, desafio e desprezo“, disse o Departamento de Justiça.  

Recomendação de sentença do Departamento de Justiça é de prisão e multa

De acordo com o Departamento, Bannon deve ser sentenciado a seis meses de prisão e multado em US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão) por ter tentado atrasar o processo judicial, ao insinuar que estaria disposto a cooperar.

Ele já foi condenado em julho por duas acusações de desacato ao Congresso, por desafiar uma intimação.

A investigação de um comitê especial da Câmara dos Representantes mostrou que Bannon estava ciente, antecipadamente, do plano dos apoiadores de Trump de atacar o Capitólio em janeiro de 2021 para impedir a eleição do democrata Joe Biden.  

prisão
Imagem: G1

Além disso, ele defendeu que o Congresso impedisse Biden, que derrotou Trump nas eleições de novembro de 2020, de se tornar presidente.

Ele deve ser sentenciado pelo juiz dos EUA Carl Nichols na manhã de sexta-feira. A decisão cabe recurso.

Os promotores disseram a Nichols em sua recomendação de sentença que as ações de Bannon, incluindo sua recusa até hoje em apresentar “um único documento” ao comitê do Congresso, levaram-nos a recomendar a sentença de prisão.

A sentença recomendada pelo Departamento de Justiça, a maior da escala de sentenças, é baseada no contexto do crime e no histórico do réu no tribunal.

Steve Bannon é considerado um dos arquitetos da vitória de Donald Trump em 2016. Mesmo após ter sido expulso da Casa Branca em agosto de 2017, manteve contato com o ex-presidente, com quem conversou na véspera do ataque à sede do Congresso. 

Ele atualmente administra um site de comentários políticos conservadores, “Bannon’s War Room”.

Fonte: G1

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo