Noticias

Ex-prefeito é condenado por crimes contra pacientes em consultório

O ex-prefeito de Uruburetama, José Hilson de Paiva, foi condenado a 12 (doze) anos de prisão por estupro de vulnerável contra pacientes, pelo magistrado Tiago Dias da Silva, da Vara Única da Comarca de Cruz.

Crimes praticados contra pacientes

O caso foi trazido à tona no dia 14 de julho de 2019 pelo programa Fantástico, que ensejou uma investigação policial. O acusado atuava como médico quando praticou os crimes e gravava as ocasiões em seus consultórios nas cidades de Cruz e Uruburetama, no interior do Ceará.

Ainda em  julho de 2019, José Hilson foi impedido de exercer a medicina e teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Uruburetama. Ele também chegou a ser preso no ano de 2019, mas foi solto em 2020, por ser integrante do grupo de risco da pandemia do novo coronavírus, encontrando-se, desde então, em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

Na condenação, pontuou o juiz:

Provou-se que o réu além de ter criado a situação que impediu a percepção sensorial e a resistência da vítima, posteriormente empregou força física ao manter a vítima naquela posição sem conseguir sair ou mexer-se.

Em sentença, a autoridade judicial também reconheceu a prescrição do crime de violação sexual mediante fraude, uma vez que José Hilson possuía mais de 70 (setenta) anos na publicação da sentença.

Outro ponto levantado na decisão foi em manter a prisão preventiva do réu, negando-lhe a possibilidade de recorrer em liberdade, uma vez que respondeu ao presente processo preso, cometeu crime que revela periculosidade social e propensão para a reiteração criminosa”.

A defesa do ex-prefeito disse respeitar o “entendimento do magistrado quanto à compreensão da condenação, mas dele iremos apelar ao Tribunal de Justiça e confiamos na reforma dessa decisão”.

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

Leia mais:

Saiba como aumentar a chance de revogar uma prisão


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Pedro Ganem

Redator do Canal Ciências Criminais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo