- Publicidade -

Facebook é condenado a indenizar vítimas de golpe por WhatsApp

- Publicidade -

A juíza Rita de Cássia de Cerqueira Lima Rocha, do 4º Juizado Especial Cível de Brasília, condenou o Facebook restituir o valor depositado por mãe e filha na conta bancária de golpista que utilizou imagem de perfil de membro da família para pedir dinheiro.

- Publicidade -

Segundo a magistrada, a empresa responde objetivamente pelos danos causados aos seus usuários que tenham sido vítimas de fraudes por meio do aplicativo WhatsApp.

No caso em questão, uma idosa teria sofrido o golpe do WhatsApp falso. Ela recebeu mensagem de um número desconhecido, com a imagem de um dos filhos, pedindo dinheiro. Achando que se tratava dele, efetuou depósitos via Pix para a conta informada na mensagem.

Os criminosos ainda teriam voltado a pedir dinheiro para a vítima, que só soube que estava caindo em um golpe quando pela terceira vez a filha desconfiou e entrou em contato com irmão que confirmou que não era ele quem estava enviando as mensagens.

- Publicidade -

O Facebook alegou que não houve prestação da falha do serviço, uma vez que seria impossível a utilização de dois números simultaneamente por meio do WhatsApp. Portanto, o autor da fraude teria agido por meio de um perfil vinculado a número de telefone diverso do número do filho da vítima.

Contudo, para a magistrada, não restaram dúvidas de que o golpista teve acesso aos dados da vítima, tendo em vista que se utilizou da foto do perfil do verdadeiro número de WhatsApp do filho da vítima.

Leia também

Testemunho indireto não pode ser único fundamento de sentença, diz STJ


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

- Publicidade -

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

Homem mata esposa por ter se negado a servir cerveja Prima de Daniella Perez encontra Paula Thomaz em shopping Raul Gazolla manda recado para marido de Paula Tomaz Bolsonaro e Michelle visitam igreja em que Guilherme de Pádua é pastor Esposa de Guilherme de Pádua comenta sobre série da HBO Max