Falso cartão Recomeçar: golpistas não poupam vítimas da chuva e tentam tirar dinheiro de quem perdeu tudo
Após os temporais no Rio de Janeiro, que deixaram pelo menos 12 mortos, o Governo do Estado lançou o cartão Recomeçar. A medida serve para auxiliar as pessoas que tiveram as casas gravemente atingidas pelas chuvas intensas. No entanto, alguns golpistas estão se aproveitando do benefício para enganar a população.
O Governo do Rio alerta sobre a forma de atuação dos golpistas. Os criminosos enviam um cartão falso para as residências dos beneficiados e também fazem pedidos de dinheiro às vítimas, para que o saldo seja liberado.
Leia mais:
Marielle Franco: PF critica vazamentos e diz que só fechou uma delação
Polícia impede assalto milionário e operação termina com 17 presos e 3 mortos
O que é o cartão Recomeçar?
O cartão Recomeçar é um benefício, que ainda não foi distribuído, para ajudar famílias em condições de vulnerabilidade por causa dos efeitos da chuva, permitindo a compra de eletrodomésticos, móveis e até materiais de construção. As prefeituras das cidades são responsáveis pelo cadastro dos moradores.
Até esta terça-feira, 23 de janeiro, mais de 30 mil pessoas se inscreveram para receber o benefício. Os órgãos municipais farão um filtro para verificar a elegibilidade dos inscritos.
Golpistas engaram família na porta de casa
No município de Queimados, localizado na Baixada Fluminense, uma pessoa foi até a casa de uma família, dizendo que todos que ali moravam foram contemplados pelo cartão Recomeçar e tinha os dados deles. O suspeito passou as informações e destacou que, em questão de dias, os cartões definitivos seriam entregues.
Após a abordagem, a família entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SECSOCIAL) e comprovou que se tratava de uma tentativa de golpe.
“Ela deu esse papel a ele com os dados dele. Aí que ela disse que ainda ia chegar um outro cartão em dois dias. Deixou até o número do telefone dela. Disse que a menina era até muito amável. E deixou lá com ele. E ele ficou todo empolgado. Quando eu cheguei do trabalho, ele mostrou para mim. Aí eu fui, entrei em contato com a assistente social, e ela falou para mim que era um golpe”, contou uma moradora.
Coordenadora explica como adquirir benefício
Devido a repercussão de golpes envolvendo a medida do governo, Mônica Guedes, coordenadora do cartão Recomeçar, dá orientações sobre como as pessoas devem agir para adquirir o benefício
“É importante que a população só siga as informações do Governo do Estado e da prefeitura. O cartão é cadastrado através da prefeitura de seu município. O cartão é bloqueado, nominal, e não faz saque. Nós não enviamos nada pelo correio, não estamos indo nas comunidades fazer cadastro e nem entregar cartão nenhum”, explicou Mônica.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos reforça que só é possível se cadastrar por meio da assistência social dos municípios. Não existe cadastro pela internet e nem pelo telefone.
Fonte: G1