Crime que chocou a França: confira 5 fatos sobre o caso Xavier Dupont de Ligonnès
Mistério na França: 5 revelações sobre o caso Xavier Dupont de Ligonnès
No ano de 2011, a tranquila comuna de Nantes, na França, ganha projeção internacional devido a um bizarro crime que marcaram o local e seu entorno. É nesse contexto que a família Dupont de Ligonnes foi vítima de uma chacina misteriosa, chocando não somente a França mas agora em 2023, o caso ganhou destaque na série “Mistérios sem Solução“, da Netflix.
Erguem-se muitas perguntas sobre o caso da família Clerget. Na época, foram descobertos os corpos da mãe, Agnes, e dos quatro filhos enterrados no jardim de sua casa. Embora a perícia tenha revelado que as mortes ocorreram em abril, até hoje, o principal suspeito continua desaparecido: Xavier Dupont de Ligonnes, esposo de Agnes e pai das crianças.
LEIA MAIS:
Fique por dentro de TUDO que Bolsonaro está sendo acusado perante a justiça
Cerco se fechando para Bolsonaro: PF pede que EUA envie documentos e imagens de venda das joias
A vida da família Dupont de Ligonnès
A família era formada por Xavier, que tinha 50 anos na época, e Agnes, com quem eles tiveram quatro filhos. Eram eles: Arthur, Thomas, Anne e Benoit, que, no momento do crime, tinham respectivamente 20, 18, 16 e 13 anos. A família, originalmente de Versalhes, havia se mudado para a cidade de Nantes devido à crescente popularidade do local como um centro econômico em ascensão.
As aparências enganam?
Nas aparições públicas, a família demonstrava levar uma vida charmosa e bastante normal. Eles eram conhecidos por serem amorosos e despreocupados. Entretanto, um ano antes do ocorrido, Xavier começou a frequentar um clube de tiro, comportamento que mais tarde atrairia a atenção da investigação.
Seriam os assassinatos planejados?
Longe de levantar quaisquer suspeitas em sua conduta, Xavier continuou visitando o clube de tiros com frequência, agora acompanhado de seus dois filhos mais velhos. Paralelamente ao treinamento de tiros, Xavier se equipava com itens que posteriormente se revelaram suspeitos, como sacos de lixo, detergentes, uma pá e até mesmo um carrinho de mão.
O plano macabro foi executado para a chacina da família Dupont de Ligonnes. Enquanto eles dormiam, Xavier teria matado a esposa e os quatro filhos com a espingarda que herdou do pai. Além deles, os dois cães labradores da família também foram mortos da mesma maneira.
Investigação sem respostas
Após semanas desaparecidos, Xavier tornou-se o principal suspeito quando os corpos foram descobertos embaixo da varanda da casa da família. As motivações para o crime ainda são incertas, mas algumas hipóteses apontam para problemas financeiros da família e a necessidade de Xavier em pagar uma dívida para a sua amante.
Ainda que o caso continue sem respostas concretas, o enfoque dado pela série “Mistérios sem Solução”, da Netflix, reacende o interesse pelo caso e retoma a busca pelo paradeiro de Xavier Dupont de Ligonnes, o qual permanece foragido até o momento da publicação deste artigo.