FBI vai ajudar a PF em investigação que interliga ex-presidente Bolsonaro a esquema ilegal de joias
Investigação internacional: FBI auxiliará Polícia Federal do Brasil em caso de venda ilegal de joias
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos autorizou a colaboração do FBI (Federal Bureau of Investigation) nas investigações conduzidas pela Polícia Federal do Brasil referente a um esquema ilegal de venda de joias. O escândalo, que tem entre os investigados o presidente Jair Bolsonaro, também apura possíveis crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de valores.
A cooperação internacional entre as forças policiais foi organizada pela Polícia Federal brasileira e validada pelo governo do presidente estadunidense, Joe Biden. Nos próximos passos da investigação, o FBI tem a capacidade de abrir investigações próprias contra os indivíduos envolvidos, o que significa que eles também poderiam ser responsabilizados por crimes no território dos Estados Unidos.
Leia mais:
Governo Federal fará intervenção no Rio de Janeiro? Veja se está nos planos de Lula
Governador Cláudio Castro afirma que crimes no RJ serão tipificados como terrorismo
Entenda o caso: o que está sendo investigado?
Jair Bolsonaro é alvo de uma operação que busca esclarecer se militares próximos ao presidente negociaram de forma ilegal um conjunto de joias e um relógio de diamantes, presentes destinados ao patrimônio do Estado brasileiro, e que foram apreendidos pela Receita Federal em outubro de 2021. A apreensão ocorreu quando uma comitiva do ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, tentou entrar no país com os itens não declarados.
Como chegamos até aqui?
Os bens em questão, presente do governo da Arábia Saudita, tinham um valor estimado em 16,5 milhões de reais. Depois da apreensão na Alfândega do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, integrantes do governo tentaram pressionar pela liberação do material, sem sucesso. A partir daí, o governo Bolsonaro e o próprio presidente agiram, em pelo menos oito ocasiões até dezembro de 2022, para tentar liberar os itens. Bolsonaro acionou três ministérios com esse propósito, mas os bens ainda estão em posse da Receita Federal.
O que o envolvimento do FBI significa?
A entrada do FBI nesse caso representa um marco, já que amplia a abrangência da investigação para além das fronteiras brasileiras. É importante ressaltar que a determinação do envolvimento do órgão partiu do Departamento de Justiça dos EUA, o que aponta para uma concordância com a gravidade das acusações a serem investigadas. A parceria internacional com a PF brasileira poderá contribuir não apenas para punir os responsáveis no Brasil, mas também para prevenir futuros casos de corrupção e crime organizado no país.
Fonte: Diário do Nordeste