Noticias

Feminicídio cresce em todo o território brasileiro menos em um Estado; saiba qual

Somente no primeiro semestre de 2023, foram registrados 772 feminicídios no Brasil. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número representa um aumento de 2,6% em comparação com o mesmo período de 2022. O estado da Bahia foi o único que apresentou uma diminuição nos casos.

O crescimento do feminicídio é associado ao corte e extinção de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres que passaram a ocorrer em 2016. A Lei do Feminicídio entrou em vigor em 2015.

feminicídio
Imagem: Dicas de Mulher

Leia mais:

Suzane Richthofen teria encontrado pai de sua filha no Tinder; veja como usou o app

Bolsonaro e o Rolex: FBI revela dados que contrariam versão do advogado do ex-presidente

Queda do feminicídio na Bahia

De acordo com a Polícia Civil, de 1° de janeiro a 19 de novembro de 2023 foram contabilizados 86 feminicídios no estado. Isso significa uma redução de 7,5%, porém, especialistas alertam os poderes públicos sobre a subnotificação.

Elisângela Araújo, secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Bahia, destaca que a violência contra a mulher faz parte da cultura. “É difícil identificar o agressor porque ele pode ser qualquer um. Por isso, as políticas de sensibilização e conscientização são importantes e funcionam tanto para aumentar as denúncias, quanto para prevenir os crimes”, comenta. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo