ArtigosNoticiasSerial Killers

Filmes perturbadores que foram inspirados no serial killer John Wayne Gacy

A história de John Wayne Gacy, conhecido como Palhaço Assassino ou Palhaço Pogo, ficou conhecida em 1980 quando ele foi preso e acusado da morte de 33 adolescentes que estavam desaparecidos, em Illinois, Chicago. O crime chocou a cidade e teve grande repercussão na América. 

Apesar do nome de Palhaço Pogo, Gacy não utilizava roupa de palhaço para cometer os crimes, mas ficou conhecido dessa forma por ter trabalhado fantasiado em eventos de caridade e festas infantis. O apelido também se deu por John possuir fotos em sua casa vestido de palhaço, quando foi apreendido.

John convencia adolescentes do sexo masculino, sendo a maioria gays, a acompanhá-lo até seu carro e sua casa. Após, os estuprava, torturava e matava cruelmente, enterrando seus corpos embaixo da casa. A polícia encontrou 26 corpos embaixo do assoalho da casa de Gacy, outros três espalhados ao longo da propriedade, e mais quatro jogados no rio Des Plaines, somando 33 assassinatos à conta de John.

Gacy
Imagem: Fatos Desconhecidos

Em março de 1980, John Wayne Gacy foi sentenciado à morte por 12 crimes, sendo executado por injeção letal em maio de 1994. Sua defesa alegou sua insanidade mental, o que não foi acolhido.

A história aterrorizante de John Wayne inspirou filmes como IT: Uma Obra Prima do Medo (1990) e até o Coringa (2019), filmes que incluem a figura de um palhaço assassino em seus enredos. A história foi alvo de várias adaptações cinematográficas ao longo dos anos.

A maquiagem de Pogo, os olhos pintados de azul e a boca vermelha, inspiraram a nova versão do Coringa, de Joaquin Phoenix, lançado em outubro de 2019 nos cinemas.

Depois de preso, Gacy passava horas pintando diversos quadros de palhaços, autorretratos, figuras religiosas e bastante polêmicas. Ele foi condenado à prisão perpétua e executado por injeção letal em 1994.

Confira outras adaptações do Palhaço Pogo (John Wayne Gacy) nos cinemas

1. To catch a killer – 1992

O filme conta a história de Gacy enquanto estava vivo e cometendo seus crimes. O Palhaço Pogo é vivido pelo ator Brian Dennehy e mostra um respeitável homem de negócios que adora crianças e sempre é um vizinho prestativo e amigável. 

O que a cidade não sabe é que por trás dessa pessoa aparentemente amigável, está o John Wayne Gacy que assassinou cerca de 30 garotos e, agora, será condenado por seus terríveis crimes.

2. Copycat: A Vida Imita a Morte – 1995

Este filme de 1995 conta a história de uma psicóloga criminal que ajuda detetives a compreender e identificar um assassino em série cujos crimes imitam os de assassinos famosos do passado, entre eles, o Palhaço Assassino. O problema é que a psicóloga, conta com um trauma em seu passado, que a deixou agorafóbica.

3. Gacy – 2003 

Este filme de 2003 conta a história real de Gacy e como a polícia conseguiu desvendar os corpos que estavam escondidos na casa do serial killer.

4. Dear Mr. Gacy – 2010

A trama foca a relação entre o universitário Jason Moss e o serial killer John Wayne Gacy, acusado de torturar e matar 33 rapazes, dos quais 23 estavam enterrados no chão de sua casa.

5. John Wayne Gacy, Defending a Monster – 2013

Documentário sobre o assassino em série John Wayne Gacy e o homem que ousou defendê-lo, um jovem advogado recém-chegado à Defensoria Pública, cujo primeiro cliente em consultório particular acaba sendo o Palhaço Assassino.

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo