Legislação

Projeto de lei propõe fim da prisão especial para quem tem ensino superior

Canal Ciências Criminais
fim da prisão especial

Projeto de lei propõe fim da prisão especial para quem tem ensino superior

Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 3.945/19, que propõe o fim da prisão especial para quem tem diploma de ensino superior. A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato, busca revogar os incisos IV (os cidadãos inscritos no “Livro de Mérito”) e VII (os diplomados por qualquer das faculdades superiores da República) do art. 295 do Código de Processo Penal.

Atualmente, a lei prevê a prisão especial, em local separado dos presos comuns, em caso de prisão antes da condenação definitiva. Já o “livro de mérito”, também objeto da proposta, homenageia pessoas que tenham notoriamente cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação e merecido o testemunho público do seu reconhecimento.

Nas palavras do senador Fabiano Contarato,

Não é justo que alguém tenha direito a prisão especial com fundamentos exclusivos em razões socioeconômicas como a hipótese que se busca revogar. Conceder esse privilégio pelo simples fato de se ter um diploma de nível superior é dizer à maior parcela da população brasileira, constituída de analfabetos, pessoas que estudaram até o ensino fundamental ou até o nível médio que são inferiores à camada privilegiada da sociedade que teve acesso ao ensino superior. Não há razões de ordem técnica, jurídica ou científica que embasem esse entendimento que remonta à década de 40 do século passado. Do mesmo modo, afirmar que um indivíduo que tem nível médio é mais perigoso e oferece risco a quem tem nível superior é aceitar um preconceito social inadmissível.

O projeto está sendo analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Caso seja aprovado na Comissão e desde que nãp haja recurso para votação no plenário do Senado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Veja AQUI a íntegra da proposta.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail