Noticias

5 incríveis fugas de prisões mundo afora

Embora a maioria das tentativas de fuga das prisões ao redor do mundo sejam falhas, algumas tentativas inusitadas são bem executadas e garantiram um lugar de destaque na memória das pessoas. Confira algumas:

prisões
Prisão. Imagem: JusBrasil

Fugas registradas nas prisões mais seguras do mundo

1- A torre de Londres (1597):

Localizada na Inglaterra, a torre de Londres é considerada como “inescapável”. No entanto, ainda assim o padre jesuíta John Gerard contrariou as estatísticas e conseguiu fugir. Segundo as informações, Gerard trabalhava secretamente como padre, em uma época marcada por forte perseguição aos trabalhadores da igreja Católica. Ao ser capturado, ele foi submetido à tortura e como punição pelos seus supostos crimes teve suas mãos mutiladas.

No entanto, na noite de 3 de outubro de 1597, o famoso jesuíta Nicholas Owen e outros membros da Igreja ajudaram Gerard a escapar, para isso, jogaram uma corda para a cela de Gerard, no alto da Torre, e ele então desceu e atravessou o fosso. 

John Gerard escreveu um livro sobre sua prisão, tortura e fuga chamado, John Gerard: A autobiografia de um elisabetano.

2- Prisão Libby (1854)

Também considerada uma das prisões mais seguras do mundo, a prisão Libby foi marcada por um fuga durante a Guerra Civil Americana, em 1854. Foi liderada pelo coronel Thomas E. Rose, da 77ª Infantaria da Pensilvânia, e segundo os relatos, ele liderou seus subordinados, que também haviam sido presos para um túnel de cerca de 15 metros, abaixo dos guardas da prisão.

Segundo as informações, o final do túnel dava acesso a um terreno baldio, mas na época, ninguém acreditava que algum encarcerado tivesse a coragem de planejar uma fuga, por isso, não notaram quando vários homens começaram a sair do bueiro, e só se deram conta 12 horas depois.

3- Alcatraz (1962):

Alcatraz é uma das prisões mais conhecidas do mundo, ela está localizada em São Francisco, na Califórnia, e embora haja vários registros de tentativa de fuga, apenas uma delas foi bem sucedida.

Em 1962, John e Clarence Anglin se juntaram a Frank Morris fizeram modelos de cabeças com papel higiênico, pasta de dente, cabelo humano e pó de concreto, e os colocaram em seus beliches para parecer que estavam dormindo. O plano enganou o controle noturno dos guardas, e os prisioneiros ganharam tempo para realizar a fuga. Os prisioneiros então cavaram uma pequena abertura na parte de trás de suas celas e conseguiram escapar em um túnel. Após, deixam o prédio da prisão e tentaram deixar a ilha.

As autoridades na época afirmaram que durante a tentativa deles de deixar a ilha, acabaram morrendo nas águas da baía de São Francisco, no entanto, há relatos de pessoas que dizem que os viram chegar na costa, e há até quem garanta que os ex-prisioneiros estão vivos até hoje.

A história inspirou o filme Escape from Alcatraz, 1979, de Clint Eastwood.

4- Prisão La Sante (1986):

A Prisão La Sante é considerada uma das mais terríveis da França, ela está localizada em Paris, e foi construída em 1867, desde então foram registradas três fugas do local. duas delas mal sucedidas: um homem tentou sair por uma ordem falsa de liberação e, em 1978, um homem foi morto tentando escapar.

No entanto, a tentativa de Michel Vaujour, em 1986, foi bem sucedida. Ele contou com a ajuda da esposa, Nadine Vaujour, que pilotou um helicóptero por cima da prisão onde Michel conseguiu chegar ao telhado e se agarrar ao automotor.

Mas embora a sua fuga tenha sido bem sucedida, Michel foi novamente preso em La Sante por ter cometido um novo crime.

5- Campo de Prisioneiros na Coréia do Norte

Shin Dong-hyuk é um norte-coreano que nasceu no campo de prisioneiros e conseguiu empreender fuga  para contar ao mundo sua história.

De acordo com os seus relatos, durante toda a sua vida ele passou fome, sede, foi torturado, forçado a trabalhar e ainda obrigado a assistir a execução de sua mãe e irmão. Mas aos 23 anos, ele conseguiu escalar uma cela de alta voltagem, fugir para a China, depois para Coréia do Sul, e por fim chegou aos Estados Unidos onde a sua história ficou conhecida.

Seu testemunho foi documentado no livro de Blaine Harden, Escape from Camp 14: A Odisseia Notável de Um Homem, da Coreia do Norte à Liberdade no Ocidente .

Fonte: Aventuras na História

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo