NoticiasDireito Penal

Furtos aumentam no Brasil; saiba quais os estados mais afetados

No ano passado foram registados 373.225 casos de veículos roubados

Conforme o mais recente anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil está testemunhando um aumento inquietante nos índices de furtos e roubos de automóveis. Esse tipo de delito está em ascensão pelo segundo ano consecutivo, após um período de diminuição nas taxas. De acordo com os dados apresentados, no ano passado foram registados 373.225 casos de veículos roubados, representando um acréscimo de cerca de 38 mil ocorrências em comparação ao ano anterior. A proporção de roubos e furtos também cresceu, passando de 300 para 324 incidentes considerados a cada 100 mil veículos cadastrados.

Leia mais:

Gabriel Rossi: Polícia prende quatro suspeitos em MG pelo assassinato brutal do médico em MS

Madeleine McCann: testemunha revela confissão devastadora do principal suspeito

canalcienciascriminais.com.br furtos aumentam no brasil saiba quais os estados mais afetados furto 1
Fonte: Canal Consulta Pública

Essa tendência é motivo de alarme e exige uma análise mais aprofundada das causas subjacentes. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública sugere algumas suposições para explicar essa situação, incluindo o retorno ao contexto pós-pandemia, no qual as pessoas passaram a sair mais de suas residências, consequentemente expondo seus veículos com maior frequência. Outro fator possivelmente contribuinte para esse incremento é a adaptação das organizações criminosas, possivelmente desenvolvendo novas estratégias para cometer tais crimes. Quanto aos estados brasileiros, o Rio de Janeiro lidera as estatísticas de delitos contra veículos, seguido por Pernambuco e Piauí.

São Paulo conseguiu reduzir consideravelmente os índices de furtos e roubos de veículos

Em comparação, Mato Grosso e Goiás apresentam os índices mais baixos de furto e roubo de veículos, possivelmente em virtude das características geográficas dessas regiões, com vastas áreas rurais que podem dificultar a ação de criminosos. O anuário evidencia variações nas modalidades do crime entre os estados. Por exemplo, na Paraíba, a maior parte das ocorrências está relacionada a roubos, enquanto em Mato Grosso do Sul, o furto se sobressai como a principal forma de delito contra veículos. Apesar dos desafios, é possível extrair lições de sucesso de alguns estados. São Paulo é um exemplo notável, pois conseguiu reduzir consideravelmente os índices de furtos e roubos de veículos.

canalcienciascriminais.com.br furtos aumentam no brasil saiba quais os estados mais afetados furto 2
Fonte: Feliz Urgente

Especialistas na área têm se esforçado para compreender os fatores que resultam para essa melhoria. O sociólogo Gabriel Feltran, por exemplo, sugere que mudanças na dinâmica das organizações criminosas e na indústria automobilística podem ter influenciado esse cenário. Ações e políticas públicas podem ter desempenhado um papel significativo nessa melhoria. A legislação de desmanche em São Paulo é uma dessas iniciativas, visando coibir o comércio ilegal de veículos e atividades de desmonte irregulares, tornando mais difícil a atuação dos criminosos nesse mercado.

Fonte: Canal Consulta Pública

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo