Fux diz que egressos são seres humanos e devem ter dignidade
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, no lançamento do aplicativo Escritório Virtual (ESVirtual), do Escritório Social, afirmou que egressos dos presídios são seres humanos e devem ter dignidade.
Egressos são seres humanos
Segundo o ministro:
Rogo a Deus que continuemos podendo seguir na defesa dos direitos fundamentais, de todas as pessoas. Ninguém pode ficar para trás. O CNJ e o Judiciário não se furtarão a essa obrigação. Acima de tudo porque os egressos das penitenciárias são seres humanos e devemos lutar pela dignidade de todos os homens. Essa dignidade que foi obtida por meio de lutas e barricadas, na vitória contra o nazifascismo.
Vale destacar que aplicativo Escritório Social Virtual foi criado por meio de uma parceria realizada entre
o CNJ, a Universidade de Brasília (UnB), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), por meio de acordo com o governo do Distrito Federal.
Inclusive, desde 2019, o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram parceria com o objetivo de contribuir para a superação dos desafios existentes na questão relativa à privação de liberdade, que é, atualmente, o programa Fazendo Justiça.
De acordo com o ministro Fux, as políticas adotadas pelo CNJ serão importantes para ajudar na redução da estigmatização dos egressos do sistema prisional e todas as dificuldades decorrentes da prisão. O ministro completou, afirmando que:
A Justiça é a ponte por onde passam todas as misérias e aberrações. Temos exemplos de egressos que criaram as casas onde funcionam os escritórios sociais. Ajudá-los nesse retorno é o que eles precisam para se reabilitarem moralmente, recuperarem sua humanidade.
*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais
Leia mais:
Saiba como aumentar a chance de revogar uma prisão
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.