NoticiasCrime, Arte e Literatura

Gloria Perez revela inspiração sobre tentativa de linchamento de Brisa em Travessia

Na semana passada, estreou “Travessia”, a nova novela das 21h escrita por Gloria Perez. A novela tem como uma das protagonistas Brisa, interpretada por Lucy Alves.

Gloria Perez contou que se inspirou em uma história real para escrever o drama de Brisa (Lucy Alves), em Travessia.

Gloria Perez comenta inspiração de história real para a personagem Brisa

Na trama, Brisa é linchada após ser confundida com uma sequestradora de bebês, após ser vítima de deepfake, que consiste na manipulação da imagem para inserir o rosto de uma pessoa em um vídeo no lugar da imagem de outra pessoa.

gloria perez chay suede lucy alves travessia
Imagem: Globo

Gloria Perez comentou as cenas da personagem: 

“Brisa cercada pelo povo que parte para o linchamento. A vida real na novela”.

Ela ainda refere que utilizou a história para mostrar como as fake news podem mudar a vida da pessoa.

“Começa a saga de Brisa: as consequências da fake news mudando seu destino”.

Prestes a completar 40 anos de carreira, Gloria marcou várias gerações de noveleiros com diversos sucessos em seu currículo.

Autora de Travessia, Gloria explicou em um vídeo exclusivo como escolhe o tema de seus folhetins:

“Me interesso muito pelas coisas que estão acontecendo a minha volta, o que me desperta curiosidade”.

A personagem de Brisa foi baseada no linchamento de Fabiane Maria de Jesus que foi torturada e morta após ter sido confundida com uma mulher que supostamente sequestrava crianças para realizar rituais de magia negra.

Na época, testemunhas disseram que a Bíblia de capa vermelha que ela carregava foi confundida com um livro de bruxaria, e as fotos de suas filhas com retratos de crianças sequestradas.

Após a morte de Fabiane, a família da vítima processou o Facebook e pediu uma indenização de R$ 36 milhões, pois a foto que levou ao linchamento foi compartilhada na rede social. Até o momento, a família não obteve êxito em nenhuma das primeiras instâncias, e o caso aguarda julgamento pelo STF

Fonte: Globo

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo