A servidora pública Eliana Miranda sofreu um prejuízo de R$ 255 mil, depois que golpistas conseguiram acessar sua conta no banco digital Nubank e realizaram diversas transações e um empréstimo de R$20 mil reais.
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Segundo o relato da servidora, uma mulher ligou para ela e se apresentou como uma suposta funcionária do Nubank, e informou sobre uma tentativa de acesso à sua conta. A golpista confirmou vários dados de Eliana e a guiou por um “procedimento de segurança”. Além disso, a criminosa não pediu o fornecimento de nenhuma senha e nem que ela baixasse qualquer aplicativo, mas tão somente que ela seguisse alguns passos no próprio aplicativo do Nubank.
A vítima realizou o processo, e a tela do seu celular ficou preta, mas a golpista justificou o fato como parte da “política de segurança do banco” e até forneceu um número de resolução do Banco Central para corroborar sua afirmação.
A criminosa ainda estendeu a ligação, fornecendo a Eliana conselhos sobre como evitar golpes no futuro. Enquanto isso, várias transações pequenas estavam sendo feitas e bloqueadas na conta de Eliana. Logo em seguida, um empréstimo foi realizado em nome da vítima, levando-a a ficar extremamente nervosa. A chamada então caiu, e o aplicativo do Nubank foi removido de seu telefone.
Quando Eliana conseguiu reinstalar o aplicativo, descobriu que todo o seu dinheiro havia sido resgatado de aplicações financeiras e usado para 14 operações de crédito em oito cartões de crédito diferentes.

Confira a entrevista da vítima que sofreu um golpe de R$ 255 mil em sua conta do Nubank
O incidente em questão, destaca como os golpistas estão se especializando cada vez mais em aplicar golpes financeiros e traz à tona a importância da segurança cibernética e da necessidade de sempre confirmar a identidade de qualquer pessoa que alegue representar sua instituição bancária.
Fonte: UOL