Noticias

Golpe da multa falsa viraliza; veja como se prevenir

Cuidado com o golpe da falsa multa de trânsito!

Infelizmente, os golpes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e criminosos estão continuamente desenvolvendo novas formas de aplicá-los. Um dos golpes que têm feito muitas vítimas é o da falsa multa de trânsito. Embora não seja uma novidade, a fraude tem sido efetiva devido às táticas utilizadas pelos golpistas, que fazem o esquema parecer verídico.

LEIA MAIS:

Notícias de Madeleine McCain: Novas fotos revelam ‘pistas’ e investigadores devem ampliar a busca

Caso Jeff Machado: Suspeito confessa ter ocultado corpo de ator

Neste golpe, os criminosos fotografam o veículo em uma via pública, registram o dia, a hora e a data do suposto flagrante de infração e, posteriormente, enviam a falsa multa para a residência do motorista. Para encontrar os dados do condutor, os golpistas buscam informações através do número da placa do automóvel. Muitas pessoas, temendo acumular dívida ou ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, acabam realizando o pagamento dessa “multa” indevidamente.

Como se proteger desse golpe?

Para não cair nesta armadilha, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) estão emitindo alertas em seus respectivos sites estaduais. Eles informam que os motoristas podem ser alvos desta tentativa de fraude disfarçada de multa de trânsito por várias supostas irregularidades.

Portanto, é fundamental ter cuidado ao receber qualquer notificação de trânsito e, em caso de dúvidas, acessar o portal do Detran de seu estado e consultar a situação do veículo e CNH do condutor, para confirmar a existência da infração alegada.

“Caso não conste nenhuma infração em seu cadastro ou haja evidências de fraude no boleto, o condutor deve fazer a denúncia ao referido órgão, além de acionar a polícia para as investigações na esfera criminal”, indicou em nota enviada ao Terra o Detran-SP.

multa de transito
Golpe da multa falsa viraliza; veja como se prevenir 2

Dicas para evitar ser vítima dessa fraude

Desconfie de boletos de multas que chegarem sem uma notificação de autuação prévia, com campo para indicação do condutor.

Antes de efetuar o pagamento, consulte no portal do Detran as infrações de trânsito registradas para o veículo, utilizando o número da placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Verifique qual órgão de trânsito está indicado no documento da suposta multa e entre em contato com ele para confirmar a procedência do documento.

Ao seguir essas dicas e sempre desconfiar de documentos que pareçam suspeitos, você terá mais chances de se prevenir contra o golpe da falsa multa de trânsito e, assim, evitar transtornos e prejuízos financeiros desnecessários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo