Noticias

Golpe do amor, Pix e fruta: crimes mais comuns que podem se repetir em 2023

O ano de 2022 foi marcado por um alto crescimento nos crimes envolvendo golpes, em especial, aqueles realizados pela internet. Entre o mais comum deles, está o golpe do Pix.

A ferramenta foi criada em 2020, e facilitou a vida das pessoas, permitindo a realização de transferências de dinheiro sem a cobrança de taxas.

No entanto, facilitou também a vida dos golpistas, que enganam suas vítimas por meio de telefonemas e mensagens de WhatsApp, fazendo com que elas transfiram valores para suas contas. Além disso, também foi registrado em alguns estados, como São Paulo, o aumento de sequestros-relâmpagos.

GOLPE
Golpes que marcaram o ano de 2022. Imagem: BL consultoria

Golpe do amor

O “golpe do amor” foi outra modalidade que também marcou o ano de 2022. Nesse tipo de crime, os golpistas se utilizam das redes sociais e de aplicativos de relacionamento para tentar auferir vantagem indevida de suas vítimas.

Esse crime vem ocorrendo de duas formas: na primeira, o criminoso seduz a vítima após conhecê-la e, depois dos primeiros contatos, mesmo sem tê-la conhecido pessoalmente, alega problemas financeiros e pede empréstimos por transferências bancárias.

Então, ele some com o dinheiro. Na segunda modalidade, a vítima é atraída para o encontro e, chegando ao local, é sequestrada e forçada a transferir altas quantias para os golpistas.

Golpe das frutas

O início do ano foi marcado pelo crime que ficou conhecido como “golpe das frutas”. O caso vinha acontecendo especialmente no Mercadão de São Paulo, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Na ocasião, diversos consumidores eram praticamente obrigados pelos vendedores a comprar as frutas, diante de ameaças, comportamentos agressivos e ofensivos. Além de muitos terem comprado frutas falsas, outros pagaram valores errados inseridos nas máquinas de cartão de crédito e débito.

Golpe do 0800

Agora, uma nova modalidade que vem crescendo é o “golpe do 0800”, em que os criminosos enviam um SMS para a vítima, dizendo que houve uma transação bancária de alto valor no cartão de crédito dela, e junto da mensagem, há um link que a pessoa pode acessar.

Ao clicar nesse link, é aberto o aplicativo de chamadas do celular, com um número 0800 na tela. Quando a vítima liga para esse número, do outro lado da linha uma falsa atendente informa que é representante do banco e pega os dados do cartão dela, que é usado pelos golpistas para realizar transações.

Fonte: R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo